VALMIR ANDRADE - A verdade em cumprimento do dever.

sábado, 30 de maio de 2009

MINISTRO CARLOS LUPI ANUNCIA PROCESSO DE INFORMATIZAÇÃO





BRASÍLIA - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, anunciou ontem o início do processo de informatização da concessão do seguro-desemprego, benefício a que tem direito os trabalhadores com carteira assinada demitidos sem justa causa. Segundo Lupi, uma experiência piloto começará esta semana no Distrito Federal e deverá durar entre 60 e 90 dias.
A ideia é que os empregadores, ao demitirem os empregados, preencham eletronicamente - por meio da página do Ministério do Trabalho (
www.mte.gov.br) - os dados das dispensas que serão enviadas para o banco de dados do ministério pela internet. Esse procedimento não eliminará a necessidade de o trabalhador demitido procurar uma Delegacia Regional do Trabalho, munido de um formulário preenchido, para solicitar o benefício.
No entanto, segundo Lupi, muito da burocracia envolvida será eliminada com a antecipação do envio de dados pelos patrões por meio eletrônico. Segundo ele, atualmente, entre a data do pedido do benefício e o seu recebimento pelo trabalhador há um prazo médio de 30 a 45 dias. Com o procedimento informatizado, esse prazo pode baixar para algo entre 10 e 15 dias.
V neste Blog.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial