VALMIR ANDRADE - A verdade em cumprimento do dever.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

PLANO NACIONAL VAI QUALIFICAR 25 MIL PROFESSORES EM PERNAMBUCO



O Governo Federal lançou nesta quinta-feira (28/05), o Plano Nacional de Formação de Professores que visa qualificar 331 mil docentes da rede pública em 21 estados do país. A iniciativa do Ministério da Educação visa reduzir o número de professores em disciplinas como português, matemática, física e química que não possuem formação na área ou sequer graduação em nível superior.
A cerimônia aconteceu em Brasília e contou com a presença do presidente Lula e do ministro Fernando Haddad. Devido aos excelentes resultados apresentados na melhoria da educação pública desde 2007, Eduardo Campos falou em nome de todos os governadores e foi o único a assinar o termo de cooperação técnica entre o Estado e União. “Este é um resgate da dívida histórica com a educação básica brasileira. Representa o mais importante compromisso de todo o Plano de Desenvolvimento da Educação, capacitando mais de 300 mil educadores e profissionais de educação que terão acesso à sua qualificação, à sua licenciatura”, afirmou.
O presidente Lula explicou que este é um grande incentivo para aqueles professores que há muito tempo estavam desmotivados: “Vocês podem guardar o dia de hoje como um dia histórica para a educação brasileira”.
Em Pernambuco, 25.182 professores das redes estadual e municipal serão contemplados pela ação que será dividida em etapas. Em 2010, 3.500 professores serão reciclados. Outros 11 mil terão aulas em 2011 e o restante em 2012. “Iremos dividir o total de vagas entre os professores das redes municipais e também da estadual. Após estabelecermos este quantitativo, os interessados deverão procurar a Secretaria de Educação para participar do Plano”, explicou o secretário Danilo Cabral.
Para Eduardo, o “verdadeiro risco-país está nos indicadores da educação” e que o seu Governo não medirá esforços nem recursos para elevar estes indicativos: “Já comprometemos 30% do orçamento do Estado na Educação na convicção de que esta será a mais importante obra do nosso Governo, que será inaugurada daqui a 10, 20, 30 anos, quando esta moçada que hoje frequenta nossas escolas vai construir um Brasil ainda melhor do que o de hoje”.
As aulas serão ministradas em 24 pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Onze deles já funcionam nas universidades e em espaços cedidos pelos municípios. A Secretaria Estadual de Educação vai implantar outros 13 pólos, preferencialmente, adaptando espaços nas escolas estaduais. As Instituições de Ensino Superior do Estado que vão ofertar os cursos – Universidade Federal (UFPE), Federal Rural (UFRPE), de Pernambuco (UPE), do Vale do São Francisco (UNIVASF) e Instituto Federal de PE (IFPE).
Os professores pernambucanos receberão três tipos de formação. A Graduação em Licenciatura Especial em Pedagogia que vai beneficiar 12.672 docentes que atuam nos anos iniciais do Fundamental e não possuem nível superior. A Complementação da Formação para 2.945 professores graduados em diversas áreas, mas que não são licenciados, e a Segunda Licenciatura que vai promover a formação continuada de 9.565 profissionais que possuem licenciatura, mas atuam em área diferente de sua formação. A identificação dessa demanda inicial e a forma de atendimento foram consolidadas no Plano de Formação de Professores da Educação Básica de Pernambuco, elaborado pela secretaria de Educação do Estado (SE) em parceria com órgãos como Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), União Nacional dos Dirigentes Municipais em Educação (Undime ), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), Conselho Estadual de Educação (CEE), Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe).
V neste Blog.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial