VALMIR ANDRADE - A verdade em cumprimento do dever.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

ESTADO E UNIÃO ASSINAM ACORDO PARA REDUZIR MORTALIDADE INFANTIL



O governador Eduardo Campos e o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, assinaram nesta terça-feira (26/05), o Pacto pela Redução da Mortalidade Infantil em Pernambuco. O acordo prevê a liberação de R$ 10 milhões por parte do Governo Federal para ações voltadas à prevenção de óbitos de crianças em 26 cidades de todas as regiões do estado. A solenidade aconteceu no Palácio do Campo das Princesas.

O Pacto tem como meta reduzir, no mínimo em 5%, o número de mortes de crianças menores de um ano de idade no Brasil a cada ano. O investimento total do Ministério da Saúde (MS), em 250 municípios da Amazônia Legal (
Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e parte do estado do Maranhão e da região Nordeste) é de R$ 110 milhões.

Em Pernambuco, o dinheiro irá incrementar a atuação do programa Mãe Coruja que, desde 2007, acompanha a gravidez e os primeiros anos de vida de pequenos pernambucanos. “Até 2010, vamos reduzir drasticamente a mortalidade infantil em Pernambuco, colocando o estado abaixo da média nacional”, garantiu o governador.
Para alcançar as metas previstas no estado, o Pacto vai colocar 88 novas equipes do programa Saúde da Família, criar 108 Núcleos de Apoio à Saúde da Família, construir 34 leitos de UTI, 102 leitos de UCI e quatro bancos de leite humano. Além disso, três hospitais serão credenciados no Iniciativa Amigo da Criança, cinco maternidades receberão equipes qualificadas para o Método Canguru e quatro hospitais irão aderir à Rede Perinatal. Por fim, está prevista a qualificação dos profissionais do SAMU para atendimento de urgências e emergências obstétricas e neonatais.
Segundo o Ministro Temporão, este Pacto é um desafio lançado pelo presidente Lula no sentido de reduzir a diferença que ainda existe entre as regiões brasileiras. “É inaceitável que o Nordeste tenha uma mortalidade duas vezes maior que a região sul”, exemplificou o Ministro.

As cidades pernambucanas que apresentaram altos índices de mortalidade infantil e tidas como prioritárias para o MS são: Araripina, Arcoverde, Belo Jardim, Bom Conselho, Buíque, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Caruaru, Escada, Garanhuns, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Ouricuri, Palmares, Paulista, Pesqueira, Petrolina, Recife, Salgueiro, Santa Cruz do Capibaribe, São Bento do Uma, São Lourenço da Mata, Serra Talhada,Timbaúba e Vitória de Santo Antão.
Também estiveram presentes no evento os prefeitos de algumas cidades abarcadas pelo pacto, entre eles João da Costa (Recife), que falou em nome dos gestores municipais, o vice-governador e secretário de Saúde João Lyra Neto, deputados estaduais, entre outras autoridades.

Carlos Percol
Gerente de Documentação e Divulgação
Secretaria de Imprensa - Governo de PE
3181 2145 / 9488 3191

"Antes de imprimir, pense em sua responsabilidade e compromisso com o Meio Ambiente"
V neste Blog.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial