VALMIR ANDRADE - A verdade em cumprimento do dever.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

SAÚDE NO BLOG DO VALMIR ANDRADE




CAMINHADA SEM ERROS
Sugestões dos médicos do Esperança
Praticar exercícios sempre é uma boa opção para quem deseja cuidar da saúde, uma vez que eles contribuem na prevenção de doenças, auxiliam no combate à obesidade e ainda melhoram a auto-estima. Quem quiser começar pela caminhada, por exemplo, terá um ótimo aliado na melhora da respiração, da circulação sanguínea e da postura. Sem falar que o exercício também é bom para fazer novos amigos. Mas é preciso tomar algumas precauções para que a saúde não saia prejudicada. Os passos largos, por exemplo, devem ser evitados pelo risco de quedas e torções que provocam. Atenção também para o tipo de calçado. Tênis são os mais indicados, desde que não sejam apertados. Isso evita o aparecimento de bolhas. Outro ponto importante é a hidratação, que deve ser feita antes, durante e depois da caminhada. Esta, de início, pode ser feita três vezes por semana, em terreno plano, durante 30 minutos. Por fim, os melhores horários para caminhar são entre 9h e 11h e depois das 16h (atenção para o protetor solar!). Quem preferir a noite deve procurar locais bem iluminados. E não se esqueça de se alongar bem antes e depois da caminhada.
UM NOVO TRATAMENTO PARA A INCONTINÊNCIA URINÁRIA
Se você sente uma vontade urgente e repentina de urinar, a todo o momento e em qualquer lugar, pode estar sofrendo de incontinência urinária. O problema é mais comum do que se imagina, atingindo entre seis e oito milhões de pessoas somente no Brasil. “Existem vários tipos e graus de incontinência urinária, que é a eliminação involuntária de urina”, explica o urologista Carlos Bayma, responsável pelo setor de Uroneurologia e Urodinâmica do Hospital Esperança. Mas há dois tipos que se destacam: o relacionado aos esforços físicos (tosses, espirros, ginástica...) e o causado por contrações involuntárias da bexiga durante a fase de armazenamento urinário – cuja característica é o desejo súbito e incontrolável de urinar. Há duas décadas, porém, a toxina botulínica do tipo A passou a ser testada em vários serviços urológicos no mundo, com expressivos resultados no controle da incontinência. “Quando injetada em 20 a 30 pontos da parede interna da bexiga, a toxina é capaz de inibir as contrações involuntárias, geradoras das incontinências de urgência”, explica Bayma. Ou seja, os pacientes têm suas bexigas “acalmadas” e, com isso, a vontade de urinar diversas vezes ao dia pode desaparecer por completo. A vantagem do uso da toxina botulínica é o efeito prolongado, que pode durar até um ano. “Em raros casos, ultrapassam-se os doze meses de ação, havendo relatos de até três anos de êxito”, completa.
CONTÉM GLÚTEN
Imagine passar o resto da vida sem poder comer pão, biscoito, bolo, massas e salgadinhos ou mesmo tomar a cervejinha gelada do fim de semana. Pois esta é a dura rotina de quem precisa conviver com a doença celíaca, uma intolerância ao glúten (proteína encontrada na farinha de trigo, cevada, aveia e centeio) que provoca diarréia, vômito, anemia e diminuição da fertilidade, entre outros problemas. Geralmente, a intolerância se desenvolve em crianças com até um ano de idade. Em alguns casos, porém, ela apenas começa a agir quando a pessoa já atingiu a idade adulta. Mais comum entre as mulheres – duas para cada homem –, a doença celíaca tem como principal tratamento a dieta com total ausência de glúten por toda a vida. Como alívio, as pessoas que possuem a intolerância podem contar com um aliado: desde 2004, conforme lei sancionada pelo presidente Lula, todos os alimentos industrializados devem trazer em sua embalagem as inscrições “Contém glúten” ou “Não contém glúten”. Na dúvida, o melhor é evitar o consumo e conversar com o nutricionista.
CUIDADO COM OS REMÉDIOS
Você sabia? Xaropes, colírios e outros medicamentos podem não cumprir com o efeito terapêutico caso estejam com a validade vencida. Além de verificar o prazo de validade do remédio na hora da compra – ele precisa ser válido, pelo menos, enquanto durar o tratamento –, há outros cuidados que devem ser tomados. Os remédios, por exemplo, não devem ser deixados em cima de micro-ondas, fornos elétricos, geladeiras e televisores. Também é importante evitar esquecê-los no porta-luvas do carro, devido à exposição ao sol. E nada de triturar os comprimidos para que sejam misturados aos alimentos ou abrir as cápsulas para dissolvê-las em água, pois isso pode alterar o efeito do produto no organismo. O local ideal para armazenar seus medicamentos deve ser seco, sem grandes variações de temperatura e fora do alcance dos raios solares e dos olhares curiosos das crianças.
V neste Blog.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial