Arpe centraliza ações em Pernambuco

No Estado, a Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe) centraliza o tratamento da relação entre os consumidores e empresas de setores como Energia, saneamento (água e esgoto), gás canalizado, transporte de passageiros, lotéricas e organizações sociais. Essa é a grande diferença do que acontece no cenário nacional, no qual cada área possui uma agência responsável. A Arpe trabalha tanto no campo da fiscalização técnico-operacional, como na econômica financeira.
“Nós acompanhamos de perto as obras, a manutenção e o trabalho das concessionárias, para ter certeza de que não há ninguém trabalhando de forma de não conformidade. Além disso, também tratamos da questão econômica financeira, revisando a tarifa de cada setor. Também fiscalizamos os contratos de algumas companhias, como o caso do Imip (Instituto Materno Infantil de Pernambuco), que irá trabalhar no Hospital Miguel Arraes, e tem inauguração prevista para o próximo mês de dezembro”, falou o diretor presidente da Arpe, Ranilson Ramos.
Além do trabalho de fiscalização, a agência conta também com a Ouvidoria, usada para que os consumidores possam entrar em contato diretamente com a Arpe, para prestar queixas. “O público usa bastante a nossa ouvidoria. As principais reclamações dizem respeito a energia, call centers e saneamento. Chegamos a receber seis mil ligações, por mês, tratando de assuntos relativos a isso. Em relação à energia elétrica, Ranilson Ramos explica que a Arpe não possui autonomia para tratar de tarifas. “Nesse quesito, a concessão é feita em âmbito nacional. Trabalhamos em um convênio com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e, por isso, não analisamos questões tarifárias desse setor”, finalizou.
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