VALMIR ANDRADE - A verdade em cumprimento do dever.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

AQUECIMENTO GLOBAL - REDUÇÃO DE CHUVA NO SEMIÁRIDO EM DEBATE


Pesquisas identificaram redução de 5 a 9,9 milímetros (mm) de chuva ao ano no Sertão do Pajeú, em Pernambuco, conforme noticiou com exclusividade dia 9 de julho o Jornal do Commercio. Para falar sobre o problema, consequencia das mudanças climáticas globais, a responsável pelo Laboratório de Meteorologia do Itep (Lamepe-Itep), Francis Lacerda, estará nesta terça-feira, 11 de agosto, na Faculdade de Formação de Professores, em Afogados da Ingazeira (foto acima, de Renato Spencer/JC Imagem, 11-08-2009).
Representantes de 18 sindicatos rurais, 74 comunidades e de 18 secretarias municipais de agricultura, que integram a Região do Pajeú, participam do encontro, promovido pelo Projeto Dom Helder Câmara (PDHC), do Ministério do Desenvolvimento Agrário.O levantamento foi realizado em oito localidades da Bacia Hidrográfica do Pajeú, que se estende por 16.838,70 quilômetros quadrados e corresponde a 17,2% da área do Estado. Os cientistas analisaram a média anual registrada por oito pluviômetros ao longo de 40 anos.
A maior taxa de redução de chuvas é do município de Carnaíba, a 321 quilômetros do Recife, que apresentou um índice negativo de 9,9 mm. A menor – 5 mm – é de Afogados da Ingazeira, a 305 quilômetros do Recife. Cada milímetro corresponde à precipitação de um litro de água por metro quadrado. Em todas as oito localidades estudadas, afirmam os cientistas, os índices de precipitação total anual mostram mudanças. O estudo incluiu dados de 1965 a 2004. De acordo com a coordenadora do Lamepe, Francis Lacerda (foto Rodrigo Lobo/JC Imagem, 17-04-2009), além de demonstrar o diagnóstico da diminuição das chuvas na Bacia do Pajeú, também será abordada, de uma forma geral, aspectos das mudanças climáticas global, associando-os ao contexto regional e local.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial