VALMIR ANDRADE - A verdade em cumprimento do dever.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

35 mil jovens concluem ensinomédio pelo programa Travessia

EDUCAÇÃO





Mais de 15 mil jovens matriculados em escolas da rede estadual e que se encontravam em situação de descasamento idade-série, participaram neste domingo (08.11), no Centro de Convenções, de solenidade que marcou a conclusão do ensino médio, tornando-se aptos a avançar nos contextos escolar, social e profissional.
Comandada pelo governador Eduardo Campos, a solenidade graduou outros 20 mil jovens, participantes do programa Travessia, gerenciado pela Secretaria de Educação, em parceria com a Fundação Roberto Marinho. Os 35 mil jovens receberam formação no programa, que adota a metodologia do Telecurso®, propondo uma aprendizagem significativa, contextualizada e autônoma, por meio de uma prática colaborativa.
“Até 2010 teremos 100 mil alunos concluindo o ensino médio por meio do Travessia. Foram 25 mil na primeira turma, estes 35 mil de hoje, mas 40 mil que já estão na sala de aula. A alegria de vocês, alunos, professores e familiares, pode ser igual a minha, mas não maior. A educação liberta e nos torna donos do nosso destino. Fazer um governo que propicia isso às pessoas me deixa muito feliz”, afirmou o Governador.
Vilma Guimarães, gerente geral de educação e implementação a Fundação Roberto Marinho, elogiou o parceiro nesta empreitada. “O Governo do Estado colocou a educação na pauta do dia. Na terra de Paulo Freire isto não poderia ser diferente e, com uma comunhão de compromissos, em menos de três anos de gestão, Pernambuco já está fazendo uma educação de qualidade”, garantiu Vilma.
A cerimônia foi comandada pelos atores Caio Blat e Ísis Valverde. Eduardo Campos, a primeira dama, Renata Campos, o secretário de educação, Danilo Cabral e outros responsáveis pelo Programa entregaram diplomas a alguns alunos. Houve um juramento e discurso dos oradores representando os supervisores, professores e alunos do Programa Travessia. No final, o cantor Lenine animou a multidão.
A professora Cátia Cristina Amâncio afirmou que “o programa transformou o nosso jeito de ensinar, de aprender e de entender nosso papel de educador. Este governo acredita num tempo melhor para o Estado através da educação”. Geraldo da Silva, orador da turma, aluno da Escola Senador Novaes Filho, completou o raciocínio da professora. “Superamos o momento difícil que vivemos longe da Escola. Agradeço, em nome dos 35 mil formandos, à oportunidade que o Governo do estado nos deu”, falou Geraldo emocionado.
Eduardo agradeceu aos alunos e lembrou que esta não é a única travessia que o Governo está fazendo. “Além de vocês, temos o Programa Paulo Freire, alfabetizando 120 mil pessoas em todo o Estado. Há o aumento das escolas integrais para o ensino médio, a valorização do professorado, fornecemos merenda para todos os alunos, material didático, farda, entre outras ações. A educação vive um novo tempo e hoje é dia de celebrar”, finalizou o governador.
Aqui em Santa Terezinha, no último sábado foi realizado a formatura da turma Prefº. Maria Liberal da Rocha Vasconcelos, professores Maria do Carmo e Flávio, o evento foi maginifico e emocionante, pois foi prestado varias homenagens ao saudoso prefessor Moacir Vasconcelos. A noite show com a BANDA FERAS. No próximo ano tereremos novas turmas. Maiores informações procure a Escola Estadual Santa Terezinha.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial