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domingo, 23 de agosto de 2009

GOVERNO RETOMA CONSTRUÇÃO DE VIADUTOS NO COMPLEXO DE SALGADINHO



O governador Eduardo Campos assinou nesta quinta-feira (20/08), a ordem de serviço para a retomada das obras de paisagismo e de construção dos dois viadutos que irão passar por cima do girador do Complexo de Salgadinho, na PE-15, em Olinda/PE. O Complexo é a principal ligação entre os municípios de Recife, Olinda e Paulista, por onde circulam cerca de 40 mil carros/dia. O Governo do Estado vai investir pouco mais de R$ 32 milhões e as obras terão início nesta sexta-feira. A empresa responsável é a Construtora A.Gaspar S/A que terá 18 meses para deixar tudo pronto.
Durante a solenidade que marcou o reinício dos trabalhos, o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros frisou que essa é uma reivindicação antiga da população olindense: “Em Olinda, fala-se desses viadutos desde a década de 70. Então, faz quase 40 anos que essa obra se faz necessária, não só para Olinda, mas para toda a Região Metropolitana Norte”.
Eduardo preferiu salientar as mudanças que a obra vai provocar no dia-a-dia dos pernambucanos: “As pessoas hoje esperam horas por conta desse gargalo que temos no final da PE-15 e no início da Agamenon Magalhães. Com o viaduto passando por cima do girador, o trajeto do Recife para Olinda será bem mais rápido”, disse o governador.
Ele afirmou também que o aumento da mobilidade urbana na RMR foi compromisso assumido ainda na campanha eleitoral. Por isso, o Governo do Estado elaborou um novo Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU). “O último que encontramos datava de 1982”, lembrou, para depois frisar que as obras da Pan Nordestina fazem parte do Corredor Norte-Sul. Um projeto ousado, com 54 km de extensão que ligará Itamaracá a Cajueiro Seco, no final de Jaboatão.
O governador ainda anunciou uma outra intervenção importante para os olindenses: a reforma da Avenida Presidente Kennedy: “Até o Carnaval do ano que vem, o Estado vai ajudar a prefeitura a entregar uma nova Presidente Kennedy toda recapeada, com novas paradas de ônibus e com toda a sua iluminação reparada. Também vamos fazer quatro ruas de acesso ao Binário”, garantiu Eduardo.
COMO FOI – As obras da Pan Nordestina haviam sido paralisadas no ano passado, por conta de uma intervenção do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que pediu a redução de 1,5 metro na altura dos dois viadutos. O IPHAN alegou que o projeto original prejudicaria a visão do Sítio Histórico, fazendo com que o projeto fosse redesenhado. Os viadutos, antes com 9,5 metros em relação ao solo, terão agora 8 metros de altura e 860 metros de extensão. As cabeceiras do acesso viário também foram prolongadas em 70 metros cada. As duas pistas já estarão preparadas para receber Veículos Leves sobre Trilhos ou pneus. Tudo isso gerou alterações no valor do projeto e, consequentemente, uma nova licitação.
Ger. de Documentação e Divulgação - SEI

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