VALMIR ANDRADE - A verdade em cumprimento do dever.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Governo incentiva inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

“O segmento das pessoas com deficiência não pode ser encarado pela máquina pública como uma questão setorial”. Com estas palavras, o governador Eduardo Campos mostrou a compreensão e o esforço da sua gestão na elaboração de políticas públicas voltadas para o segmento, durante a abertura da 9ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência.
O evento aconteceu nesta sexta-feira (21/08), no Palácio do Campo das Princesas. A Semana acontece até o próximo dia 28, e tem como tema “Trabalho Pra Todos”. O objetivo é chamar a atenção de autoridades, empresários e da sociedade em geral para o cumprimento da Lei 8.213/91 que estabelece cotas de 2% a 5% para a empregabilidade de pessoas com deficiência nas empresas públicas e privadas com mais de cem funcionários.
“Nós não queremos qualquer tipo de crescimento, mas um crescimento que respeite a natureza, que respeite a inclusão das pessoas que mais precisam e distribua oportunidades equilibre o nosso estado que é muito desequilibrado”, garantiu Eduardo se mostrando antenado ao tema da Semana.
João Rocha, da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), acredita que esta Semana é muito importante para atrair a iniciativa privada e a sociedade para este debate. “É preciso unir esforços para aumentar a inclusão do cidadão com deficiência, além de ter o reconhecimento de que as pessoas com deficiência têm capacidades produtivas e podem contribuir com o desenvolvimento”, ressaltou.
Na ocasião, Eduardo também assinou o decreto de criação do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Com Deficiência e empossou os novos conselheiros do setor e seus respectivos suplentes para o biênio 2009/2011. Além disso, Eduardo assinou convênios de cooperação técnica entre o Governo e várias prefeituras para intensificar as ações dirigidas à inclusão da pessoa com deficiência.
Paulo Fernando da Silva, vice-presidente da Fraternidade Cristã para pessoas com deficiência, membro do novo Comitê, reconheceu os esforços do governo para todo o segmento das pessoas com deficiências. “Acredito que a atual gestão está no caminho certo, e que este novo comitê vai ajudar a acelerar os avanços nesta área”, disse Paulo Fernando.
Eduardo falou aos conselheiros que o principal objetivo agora é a institucionalização das políticas públicas para as pessoas com deficiência. “Isto tem que ser feito até dezembro. Vamos discutir as pautas e, como já fizemos com a questão da juventude e de gênero, enviar à Assembléia Legislativa os documentos necessários para institucionalizar as políticas públicas para que elas independam de quem esteja aqui. Os direitos serão assegurados e a máquina pública incorporada a esses conceitos de política pública”, garantiu Eduardo.
Participaram do evento, a primeira-dama, Renata Campos, o deputado federal Paulo Rubem Santiago, os deputados estaduais Ayrinho e Nadeje Queiroz, além do secretário de Desenvolvimento Social, Roldão Joaquim, entre outras autoridades. A banda Tocando do Meu Jeito, composta por músicos com deficiência, animou a solenidade.



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial