VALMIR ANDRADE - A verdade em cumprimento do dever.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

JUSTIÇA VAI A PRESÍDIOS DE PERNAMBUCO TIRAR DÚVIDAS DE DETENTOS


A 1ª Vara de Execuções Penais de Pernambuco começou a fazer, a partir desta terça-feira (18), uma série de visitas a unidades prisionais do Estado. O objetivo do procedimento é informar os presos sobre o estágio em que os processos deles se encontram. Estão previstos atendimentos a, pelo menos, 850 presos até o fim de setembro. Caberá aos diretores das unidades prisionais escolherem os detentos que poderão tirar dúvidas processuais com o juiz e enviar uma lista com os dados, dez dias antes.
Entre os pedidos mais frequentes dos presos estão progressão do regime fechado para o semiaberto, transferência de unidade prisional e concessão de benefício de saída temporária em feriados e datas comemorativas.
Na Região Metropolitana do Recife, estão previstas visitas a oito unidades prisionais. Entre as prisões que receberão juiz, a Penitenciária Agroindustrial São João (PAISJ) concentrará a maior parte dos atendimentos previstos, um total de 400. Também haverá grande número de atendimentos na Colônia Penal Feminina, na Zona Oeste do Recife, e no Presídio Professor Aníbal Bruno, em Abreu e Lima, Região Metropolitana. Em cada uma delas o magistrado ouvirá 100 presos.
“O número de entrevistas varia de acordo com a lotação de cada penitenciária e peculiaridade”, afirmou, em nota, o juiz Adeildo Nunes, da Vara de Execuções Penais.
De acordo com o magistrado, o procedimento é realizado rotineiramente. Recentemente, reportagens dos veículos de comunicação do Estado, estiveram na Colônia Penal Feminina, no Recife, e constataram que muitas presas, por não terem advogado, não sabem o estágio em que seus processos se encontram.
Paralelamente a isso, a Justiça continua realizando o mutirão carcerário, com objetivo de sentenciar presos provisórios. Atualmente, dos 19.525 detentos nas prisões de Pernambuco, 12.992 são provisórios.
Aproveito, Senhor Presidente, para cumprimentar o Juiz Adeildo Nunes, da Vara de Execuções Penais, pela brilhante iniciativa de levar a Justiça aos presídios pernambucanos. O juiz Adeildo Nunes é de uma família teixerense de cinco irmãos juízes, foram parar noGB o livro dos redcordes como a família com mais juízes no mundo até então.
Fonte: DGP

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial