VALMIR ANDRADE - A verdade em cumprimento do dever.

sábado, 25 de julho de 2009

PROGRAMA MINHA CASA VAI TER SISTEMA SOLAR COMO IMPLEMENTO DE ENERGIA


Minha Casa, Minha Vida vai ter sistema de aquecimento solar
O uso de sistemas de aquecimento solar nas casas do programa Minha Casa, Minha Vida pode começar a sair do papel. A utilização de placas solares, que chegou a ser cogitada como item obrigatório dos projetos, será opcional e deve chegar a apenas uma parte das 1 milhão de casas que o governo pretende construir, informou a Agência Brasil.
Esta semana, o governo criou um grupo de trabalho para definir os critérios para instalação dos aparelhos e apressar as negociações com as construtoras para que as placas sejam incluídas ainda nas primeiras casas do programa. O grupo tem representantes dos ministérios do Meio Ambiente, de Minas e Energia, das Cidades, além da Caixa Econômica Federal, do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e empresários do setor.
De acordo com a coordenadora de Energia e Meio Ambiente da Secretaria e Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente, Vânia Soares, o grupo de trabalho deve se reunir com as empreiteiras na primeira quinzena de agosto.
O grupo de trabalho não definiu metas ou número mínimo de unidades habitacionais que deverão receber o sistema de aquecimento solar. A inciativa vai depender das construtoras ou das prefeituras, que podem sugerir a inclusão das placas solares nos projetos. “A Caixa está autorizada a financiar quantos projetos aparecerem”, disse Vânia. Na primeira etapa, a coordenadora acredita que até 100 mil casas poderão receber o equipamento.
De acordo com Vânia, o uso de energia solar para aquecimento de água reduz o consumo de energia elétrica em cerca de 30%. Ela disse ainda que o sistema poderá ser instalado em casas ou edifícios.
O grupo de trabalho também estuda como oferecer capacitação para os engenheiros e arquitetos da Caixa – responsáveis pela análise dos projetos das empreiteiras – e para os futuros moradores, para fazer a manutenção e limpeza dos equipamentos.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial