VALMIR ANDRADE - A verdade em cumprimento do dever.

terça-feira, 19 de maio de 2009

AGRICULTORES FAMILIARES DE 122 MUNICÍPIOS DE PERNAMBUCO VÃO SE HABILITAR AO SEGURO SAFRA.




Recife - Cerca de 100 mil agricultores familiares de 122 municípios do sertão e do agreste de Pernambuco vão poder se habilitar ao seguro safra 2007-2008. O ressarcimento decorrente da frustração nas lavouras, no valor de R$ 550 em dinheiro, pagos em cinco parcelas de R$ 110, favorece quem comprova perdas superiores a 50% no plantio de milho, feijão, algodão, mandioca e arroz de sequeiro.
O benefício é liberado por meio do fundo garantia safra, que tem participação de 90% do governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, além da complementação do governo estadual, prefeituras municipais e dos próprios agricultores.
Segundo Sebastião Oliveira, gerente de Convivência com o Semi-árido, da Secretaria de Agricultura do estado, as perdas decorrentes da escassez de chuvas este ano atingem 38 municípios. “Esses municípios correspondem a 47 mil agricultores, que tiveram prejuízos comprovados por causa da falta de água no período de desenvolvimento das culturas. É necessário o reconhecimento da situação de emergência, por parte do governo federal, para liberação dos recursos do seguro”, declarou Oliveira. Ele disse que a expectativa é de que a partir de novembro o pagamento seja iniciado.
Dos 46 mil agricultores pernambucanos que aderiram ao programa na safra 2005-2006, 33 mil estarão recebendo a última parcela do seguro agora em setembro.
Quando o programa foi lançado, na safra 2002-2203, só 22 mil trabalhadores, da cota de 100 mil a que o estado tinha direito, se inscreveram para participar da iniciativa.
Os beneficiários do seguro safra são produtores rurais com renda comprovada de até um salário mínimo e meio mensal, que vivem em áreas de assentamento, comunidades indígenas e remanescentes de quilombos. Fonte Palaciana.
V neste Blog.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial