VALMIR ANDRADE - A verdade em cumprimento do dever.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

INSCRIÇÕES PARA O ENEM 2009 DEVEM BATER RECODE ESTE ANO.









Os exames para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 devem ter de 6 a 7 milhões de alunos inscritos.

Em 2008 tivemos cerca de 4 milhões de inscritos segundo o ministério da educação, neste ano devemos ter um aumento significativo no número de inscritos devido a possibilidade da nota do Enem servir como processo seletivo para as universidades federais.

Por que fazer o Enem 2009???
A média de desempenho obtida no Enem será imprescindível para pleitear uma vaga nas instituições de ensino superior que adotarem o exame como ferramenta de seleção, de maneira integral ou parcial. Além disso, o Enem continua a servir como referência para uma auto-avaliação sobre o ensino médio e qualidade do ensino, e sua nota continuará a ser critério de seleção de bolsas de estudo no Programa Universidade para Todos (ProUni).

Inscrições para o ENEM 2009

As inscrições para o Enem 2009 se iniciam dia 15 de junho de 2009 e irão até o dia 17 de julho de 2009

Quem pode participar do exame do ENEM??

O Enem é voluntário, e podem participar alunos que concluem o ensino médio em 2009 ou aqueles que concluíram em anos anteriores.

Para maiores informações como datas das provas, locais de inscrições para o ENEM 2009 visite o Site oficial do ENEM

Provas irão abordar assuntos relacionados ao meio ambiente, problemas sociais e internet

Novidade nos conteúdos de língua portuguesa e biologia no novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os assuntos da prova nacional, que acontece nos dias 3 e 4 de outubro, foram divulgados ontem pelo Ministério da Educação (MEC). Ao contrário do que o ministro Fernando Haddad havia informado no início da semana, os feras pernambucanos tiveram algumas surpresas. Assuntos históricos de matemática, por exemplo, foram suprimidos do cronograma (matrizes, determinantes e números complexos). Já nos programas de português e biologia apareceram itens completamente inesperados. Na primeira disciplina, poderá haver questões relativas à linguagem corporal e às linguagens da informação e da comunicação. Além dos conhecimentos sobre o corpo humano, o conteúdo de biologia abrangerá noções de legislação ambiental e até de aspectos da violência e segurança pública.
A matriz do novo Enem está dividida em quatro áreas de conhecimento: linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. O conteúdo divulgado ontem compreende os assuntos das 12 disciplinas do ensino médio. A diferença do teste nacional para os vestibulares tradicionais é a forma como os tópicos serão cobrados. Ao invés de perguntas e respostas que estimulavam o "decoreba", o Enem prima pelo desenvolvimento do raciocínio lógico do aluno. O número total de questões da prova ainda não foi definido. A expectativa é que sejam formuladas 200 questões.
Conteúdo do Enem 2009
Linguagem, códigos e suas tecnologias (português, literatura e redação):
Haverá ênfase à produção e à recepção de textos artísticos, uma das grandes novidades do conteúdo. O Enem vai cobrar o entendimento e a decodificação das linguagens artísticas. Os pernambucanos podem sair na frente graças à diversidade e à multiculturalidade da cultura local. O MEC garantiu a manutenção do regionalismo, do ponto de vista de todas as regiões do país, nas questões sobre as linguagens culta e coloquial. Outra novidade é a cobrança do assunto estudo das tecnologias da informação e da comunicação, que versará sobre internet e gêneros digitais.


SAI O CONTEÚDO DO ENEM.
Matemática e suas tecnologias:

O conteúdo sofreu mudanças sensíveis em comparação ao cobrado pela Covest. Muitos assuntos foram tirados. Entre eles: matrizes, determinantes e números complexos. A grande novidade é que foram inseridos alguns assuntos até então nunca abordados em vestibulares de Pernambuco: conhecimentos de estatística, medidas e tendência central, desvio-padrão e variância. A novidade contraria o MEC, que prometeu não inserir assuntos novos no conteúdo. Apesar do "susto", os feras não precisam se preocupar, já que os assuntos são considerados fáceis. O novo Enem, entretanto, cortou do programa o item cônicas (elipse, hipérbole e parábola), do cronograma de geometria analítica

Ciências da natureza e suas tecnologias (biologia, química e física):

Biologia - De uma forma geral, foram mantidos todos os conteúdos dos três anos do ensino médio. Mas serão cobrados novos tópicos: tecnologias ambientais, noções de legislação ambiental, aspectos biológicos da pobreza e do desenvolvimento humano, indicadores sociais ambientais e econômicos, índice de desenvolvimento humano e noções de primeiros-socorros. Também cairão questões sobre os aspectos sociais da biologia como violência e segurança pública, legislação e cidadania, obesidade e gravidez na adolescência. Os professores criticaram. Será muito conteúdo para pouco tempo de aula

Química - A surpresa ficou por conta da valorização do estudo sobre a água, além de suas composições químicas. Seguindo a tendência da interdisciplinaridade, o Enem anunciou o conceito de química do meio ambiente e seus usos na sociedade moderna (utilização da bateria de celular, lixo atômico, etc) relacionado aos princípios de cidadania

Física - Não houve muitas novidades no conteúdo de física em relação aos assuntos que eram cobrados na 1ª fase da Covest. O que chama a atenção no programa do Enem é a retirada dos assuntos de física moderna (teoria da relatividade e mecânica quântica). Os dois itens são esperados para a 2ª fase da Covest

Ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia):

A maior ênfase do conteúdo recai nos movimentos sociais e culturais do Brasil e da América Latina. Outros assuntos de destaque serão: expansão do continente americano, história do povo africano, história do povo indígena, construção dos pensamentos políticos, espaço territorial brasileiro, luta pelas independências na América, liberalismo no Brasil, revoluções (bolchevique, chinesa e cubana) e transformação das políticas de produção. V neste Blog.


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial