VALMIR ANDRADE - A verdade em cumprimento do dever.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Maturéia: Programa Municipal de Inclusão Digital Libera Internet Sem Fio para Toda a População






O município de Matureia rompe barreiras e entra na era digital. Seus seis mil habitantes poderão acessar a internet a partir de hoje, 1º de fevereiro, sem pagar pelo serviço. A iniciativa faz parte de Programa Municipal de Inclusão Digital e permite às pessoas de baixa renda utilizar ferramentas de tecnologia Wi - Fi , que dispensa uso de cabos, interagirem com o mundo em tempo real.
A cidade possui hoje cerca de 200 usuários públicos e privados, mas a tendência é que esse número seja ampliado com a expansão do sistema digital em breve. Inicialmente a cobertura atinge toda a zona urbana e parte da zona rural, a uma velocidade média de 256 Kbps, devendo ser expandido a todo o território municipal.
Quem tem computador de mesa precisa adquirir uma antena externa que custa R$ 120,00 no comércio local. Já os computadores portáteis funcionarão já conseguem se conectar, sem a necessidade de antena externa, nas partes centrais da cidade até que novos equipamentos sejam incorporados à rede. Quando isso acontecer, o sinal alcançará toda a parte urbana do Município.
Segundo o prefeito de Matureia, Daniel Dantas, essa é a primeira etapa do programa de inclusão digital, que prevê ainda linhas de créditos para compra de computadores para famílias carentes.
Ele disse que a equipe de gestores do município irá promover cursos que assegurem domínio do uso das ferramentas e incentivem uso dos computadores a serviço da produção de conhecimentos.
O Secretário de Educação do município, Nilton Dantas, informou que a rede municipal de educação possui atualmente 47 computadores a serviço dos alunos e professores. Segundo ele, o Governo Federal está disponibilizando computadores para todos os municípios dispostos a contribuir com esse processo de inclusão digital nas salas de aula públicas.
Fonte EL.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial