VALMIR ANDRADE - A verdade em cumprimento do dever.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Previsão de muita chuva em Petrolina e na região do Moxotó nesta semana


CHUVA





Até o próximo dia 2, a previsão é de chuva na área de Petrolina, no Sertão do Estado. Chove na cidade sertaneja desde a noite desse domingo (25), e alguns bairros já sofrem com trasntornos como lama, ruas alagadas e buracos em vias públicas. No Caxeado e Pedro Raimundo, ambos na zona oeste, algumas paredes de casas desabaram. De acordo com a Defesa Civi, até agora não há registros de desabrigados.
"Estamos percorrendo as áreas consideradas mais críticas, fazendo levantamento da situação dos moradores. A meta é desenvolver ações que possam prevenir situações de risco. Nossa orientação para moradores de casas de taipas ou que tenham problemas na infra-estrutura é que se dirijam para casas de parentes ou amigos até o período de chuvas terminar", salienta o coordenador adjunto da Defesa Civil de Petrolina, Jenivaldo Santos.
Também são consideradas áreas críticas os bairros Vale do Grande Rio, Jardim Petrópolis, Dom Avelar, Henrique Leite, Vila Vitória e Cosme e Damião. "No Pedra Linda e na Vila Eulália, por conta de obras de tubulação, algumas ruas ficaram isoladas", pontuou Santos.
Algumas das ações estabelecidas no plano de prevenção da Defesa Civil são a instalação das famílias atingidas em locais seguros e mais próximos de suas casas, como centros comunitários, evitando roubos das residências; levantamento do número de casas danificadas; além da aquisição de lonas para situações emergenciais.
De acordo com o meteorologista e professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Mário Miranda, as chuvas que aconteceram até agora em Petrolina foram as mais intensas dos últimos 98 anos, no mês de outubro. Até as 7h desta segunda-feira (26), foram registrados 70 milímetros de chuva na área urbana da cidade.
"Do lado de Juazeiro(BA), em alguns pontos foram registrados até 78 mm. Se somarmos as chuvas que ocorreram no período de 10 a 15 deste mês, com estas que começaram ontem, teremos o índice mais acentuado dos últimos 98 anos na região. As previsões indicam que deveremos ter continuidade das chuvas até o próximo dia 3. Daqui até lá, há possibilidade de ocorrência de chuvas, não necessariamente fortes", explica. Na volta de Recife onde estive ontem, passando por Sertânia fomos surpreendidos com uma boa chuva que molhou o solo do moxotó.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial