VALMIR ANDRADE - A verdade em cumprimento do dever.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

A NOSSA MEMÓRIA KILLER

Às vezes brota em nós uma alegria sem motivo ou uma tristeza sem causa. Por que? Porque durante o dia abrimos várias janelas da memória aleatórias. Já sentiu que parece que conhecemos um ambiente que nunca vimos? Por que? Porque cruzamos a imagem presente com os milhões de imagens da nossa infância.
Alguns têm tristezas ao entardecer ou no domingo à tarde. Por que? Porque abrem sutilmente as janelas da solidão e produzem pensamentos tristes e angústias.
Há muitos tipos de janelas doentias: fóbicas* (geram fobia social, claustrofobia, etc.), obsessivas (geram idéias fixas), antecipatórias (preocupações com o futuro),* da baixa auto-estima...
Algumas janelas geram uma emoção com um volume de tensão intenso, contendo, por exemplo, medo, raiva, desespero, que são capazes de bloquear a abertura das demais janelas da memória, travando o raciocínio. São as janelas killer, que nos fazem reagir por instinto, como animais.
Todos temos janelas killer que nos fazem reagir sem pensar, ser impulsivos, ferir quem amamos. Alguns maridos dizem certas palavras que agridem suas esposas e vice-versa. Brigam por pequenas coisas. Onde brigam: no palco ou na platéia. Quem perde o controle é vítima das janelas killer. Valmir Andrade,
V neste Blogg.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial