VALMIR ANDRADE - A verdade em cumprimento do dever.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

MICROCREDITO: UM GIGANTE LONGE DA CRISE NO PAÍS







Um gigante mercado de nanicos
Empréstimos a minúsculos empreendedores, a maioria nordestinos, somaram R$ 1,8 bilhão ano passado. Mesmo com o mundo em turbulência, financiamentos já têm forte crescimento em 2009
São vários pequenos empréstimos, repetidas vezes. Um minúsculo financiamento paga camisetas e roupas íntimas para revenda em um box no mercado. Outro pequeno crédito banca o arroz e açúcar para ganhar a clientela do bairro. A soma desses milhares de pequenos empréstimos, um mercado conhecido como microcrédito, sustenta números gigantes: só ano passado, movimentaram R$ 1,8 bilhão. Foram 1,274 milhão de contratos em todo o Brasil. A maioria absoluta desse dinheiro, 81%, circulou no Nordeste, onde estavam 88,4% dos tomadores dos empréstimos. Para 2009, mesmo com o mundo em crise, o microcrédito já experimenta forte crescimento e projeta fechar o ano com um avanço de dois dígitos.
A mecânica desse mercado explica as previsões otimistas contra uma perspectiva geral de desaceleração da economia brasileira. O maior cliente do microcrédito (96,37% do total, em 2008) é o informal, que, se não empreender, não tem mais como ganhar dinheiro. Embora haja divergência sobre quantos informais no Brasil querem os pequenos empréstimos, a lógica do setor é que eles estão aí, aos milhões. Falta apenas o crédito chegar a eles.
http://www2.uol.com.br/JC/sites/microcredito/materia_bancos.html. Valmir Andrade,
V neste Blog.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial