VALMIR ANDRADE - A verdade em cumprimento do dever.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Primeira UPA já está funcionando em Olinda







Os pernambucanos atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) – cerca de 92% da população – já contam com mais um local de atendimento. Nesta segunda-feira (04/01), o governador Eduardo Campos inaugurou a primeira das 12 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) que serão entregues à população até o final deste ano. Batizada de Gregório Bezerra, a UPA de Olinda foi construída às margens da PE-15, na Cidade Tabajara e abre seu plantão às 7h desta terça-feira.
A unidade vai funcionar 24h e de maneira integrada ao Hospital Metropolitano Norte Miguel Arraes, inaugurado há 20 dias, em Paulista. Outras duas UPAs irão fazer o atendimento da população da Região Metropolitana Norte do Recife: a de Igarassu e a de Paulista. O vice-governador e secretário de Saúde, João Lyra Neto, explicou como vai funcionar o novo modelo de atendimento.
“Com esta UPA e mais a de Igarassu e Paulista, que estamos entregando à população em 11 e 18 de janeiro (respectivamente), implantaremos a primeira rede regionalizada e hierarquizada do Estado. Inicialmente, os pacientes buscam atendimentos nos PSFs e policlínicas. Caso seja necessário um atendimento de urgência, eles serão encaminhados às UPAs. Se precisarem de uma assistência médica ainda mais complexa, serão encaminhados ao Hospital Miguel Arraes”, explicou Lyra.
O governador Eduardo Campos afirmou que a inauguração da primeira Unidade de Pronto Atendimento simboliza o começo do fim da superlotação nas grandes emergências do Estado. “As UPAs contam com equipamentos de primeira linha e médicos 24 horas. Com elas, teremos condições de resolver cerca de 90% dos casos que hoje chegam aos grandes hospitais”, explicou.
MAIS 11 UPAs – Após a inauguração das unidades de Igarassu e Paulista, será a vez dos prédios da Imbiribeira, Caxangá e São Lourenço da Mata, que já estão em fase de finalização da obra física. A da Imbiribeira e a de São Lourenço devem ficar prontas até o final de janeiro, enquanto a da Caxangá deverá ficar para março. Dois meses depois, as unidades dos Torrões e do Curado entram em funcionamento. Já as UPAs de Engenho Velho, Barra de Jangada (Jaboatão) e Cabo de Santo Agostinho tiveram suas obras iniciadas em dezembro passado. A última será a de Caruaru.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial