Dia 19 de novembro é dia da bandeira, hoje é dia

Após a Proclamação da República em 1889, surgiu a necessidade de criação de uma nova bandeira. Criada pelo advogado Ruy Barbosa, a bandeira provisória era bastante semelhante à bandeira estadunidense, fato que fez com que o marechal Deodoro da Fonseca vetasse o desenho. Adotada pelo decreto de lei nº 4 de 19 de Novembro de 1889, a bandeira atual consiste em uma adaptação da antiga bandeira do império idealizada em 1820 por Jean-Baptiste Debret. O disco azul central foi idealizado pelo pintor Décio Vilares, já as estrelas, por Benjamin Constant. A inscrição “Ordem e Progresso” é fruto da influência do positivismo de Augusto Comte.

Em decorrência dos anos a bandeira republicana veio sofrendo algumas adaptações com os sistemas políticos sociais existentes. No período em que denomina-se de “república velha”, tivemos uma xícara de café no lugar do círculo azul. Foram anos dourados até aparecer um golpista fascistas oriundo da Itália Mussoliana. Porém, em pouco tempo esta bandeira foi vetada por café Filho (coincidência?) e retomada a bandeira republicana de Dode (Deodoro). Houve conspiração para golpe militar por isto, mas tudo passou e nada aconteceu. Um desgaste acontecera desde 1889 em função da bendita bandeira. Após passar o período de anátema aos comunista (1964-1985), ou seja, a revolução democrática, os parlamentares em 1988 adicionaram na constituição uma cláusula que perdura até hoje na formatação da bandeira. Vejamos a nova bandeira que prevalece retumbante até os dias de hoje. Foi uma ação de direito da emissora já que ela teria 99% das ações do estado brasileiro.

De todas as alternativas apresentadas, inclusive por Oscar Niemeyer, esta erigiu-se como a fonte representativa do povo brasileiro. Esta força que emana lá da bandeira é singela e convida a todos fazerem reverência dia e noite.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial