VALMIR ANDRADE - A verdade em cumprimento do dever.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

GONZAGA FAZ HOMENAGEM NO ANIVERSÁRIO DO IPA


ANIVERSÁRIO DO IPA

O IPA foi criado em 1935 sob a denominação de Instituto de Pesquisas Agronômicas, órgão da administração direta do Estado de Pernambuco, com sede e laboratórios na cidade do Recife. Em 1960, foi transformado em autarquia, permanecendo com a mesma denominação, expandindo suas atividades para o interior por meio de uma rede de estações experimentais que lhe foi incorporada.
Em 1975, segundo a Lei 6.959, foi novamente transformado, recebendo a denominação de Empresa Pernambucana de Pesquisa Agropecuária, mantendo a sigla IPA, já consagrada no seu universo de atuação. Em conseqüência da reforma administrativa do Governo do Estado, cujo marco é Lei Complementar 049 de 31/01/2003, o IPA ampliou sua competência de entidade voltada para pesquisa e desenvolvimento e produção de bens e serviços agropecuários incorporando as atividades de assistência técnica, extensão rural e de infra-estrutura hídrica. O IPA, nos dias de hoje, integra o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA), coordenado pela EMBRAPA.
Gerar e adaptar tecnologia, prestar assistência técnica e extensão rural prioritariamente aos agricultores de base familiar, realizar obras de infra-estrutura hídrica e disponibilizar bens e serviços para o desenvolvimento sustentável do agronegócio, essa é a missão do IPA.
Seu principal objetivo é trabalhar para a elevação das condições de vida da sociedade pernambucana mediante o aproveitamento racional e equilibrado das potencialidades naturais do estado, procurando garantir a continuidade na renovação dos recursos renováveis e buscando assegurar a perenidade do fundo de fertilidade e o equilíbrio dos ecossistemas.
O IPA procura atingir, entre outros, os seguintes objetivos:
elevar a produção e a eficiência do setor agropecuário, sem perder de vista as questões da sustentabilidade do desenvolvimento;
adequar os produtos da agropecuária à qualidade e às características demandadas pelos consumidores finais;
gerar e difundir tecnologias para produtos e sistemas agropecuários e para processos agroindustriais, com vistas ao mercado;
adaptar à realidade de Pernambuco tecnologias geradas em outros estados, regiões ou países;
gerar, promover e exercitar a transferência de informações científicas e tecnológicas em sua esfera de ação;
atuar em áreas de tecnologia de ponta, visando a promover saltos qualitativos na pesquisa
desenvolver atividades de infra-estrutura hídrica para o meio rural, por meio da construção, manutenção de recuperação de barragens e poços.
Gostaria, Senhor Presidente, de encaminhar a todos os servidores do IPA, meus cumprimentos pela passagem de 74 anos desse querido Instituto, principalmente ao seu competente Presidente, Dr. Júlio Zoé, que vem fazendo um excelente trabalho em prol da sociedade pernambucana.
Deputado GONZAGA PATRIOTA
PSB/PE

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial