VALMIR ANDRADE - A verdade em cumprimento do dever.

sábado, 1 de agosto de 2009

CIDADE POLO DO PAJEÚ "AFOGADOS DA INGAZEIRA" PODERÁ GANHAR BOMBEIRO CIVIL


Nesta segunda-feira (03/08) em reunião ordinária, às 08h, o vereador Vicente Zuza (PSB) - o Vicentinho, apresentará na Câmara Legislativa de Afogados da Ingazeira requerimento solicitando ao Poder Executivo a implantação do corpo de bombeiros civil no município.
Após 17 anos de luta para reconhecimento da profissão, o bombeiro civil foi regulamentado pelo presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, em 12 de janeiro deste ano, pela Lei Federal 11.901.
De acordo com a aprovação dessa Lei, a formação do bombeiro civil requer, no mínimo, 240 horas/aula de curso.
A região do Pajeú é pioneira no interior do Estado com a abertura do curso de Formação de Bombeiros de Profissionais Civis, que é coordenado pelo coronel Giussepe Souza em Afogados da Ingazeira com monitores do Corpo de Bombeiros, ativos e da reserva, e também com profissionais das áreas médicas.
Segundo Giussepe, o curso é dividido em duas etapas. Na primeira, o aluno aprende noções de segurança do trabalho, direito constitucional e penal, cidadania, sistema único de segurança pública, código de comunicação internacional – o Códidigo “Q”, incêndio criminoso, vitimologia e Linguagem Brasileira de Sinais - Libras. A segunda parte é mais técnica, vai lidar como combater e prevenir incêndio, salvamento aquático, terrestre e aéreo, ocorrências com produtos perigosos, atendimento pré hospitalar e defesa civil.
”Essa Lei Federal regulamentou a profissão e estimulou a abertura de cursos para formação de bombeiro civil e, principalmente, ampliou o leque de profissionalização e oportunidades para os jovens do Sertão do Pajeú”, enfatizou Giussepe Souza.
No início de outubro, 48 jovens concluem o curso de formação de bombeiro civil em Afogados da Ingazeira. Eles poderão atuar em prefeituras e empresas privadas. Já está em andamento a primeira Associação dos Bombeiros Civis e Socorristas do Sertão de Pernambuco. Já estava mais que na hora a concretização deste sonho, pois imaginem um grande incêndio ou um desastre maior o quanto demoraria para chegar os bombeiros, pois muita gente não sabe nem pra onde ligar. Arcoverde, Serra Talhada, Salgueiro ou Patos na Paraíba? Sejam bem vindo a hora é agora.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial