VALMIR ANDRADE - A verdade em cumprimento do dever.

sábado, 27 de junho de 2009

TRANSNORDESTINA TERÁ 11 MIL TRABALHADORES EM PERNAMBUCO




O governador Eduardo Campos reuniu-se nesta quinta-feira (24/06), em Brasília, com representantes do Governo Federal e da Companhia Ferroviária Nacional (CFN), visando apresentar
( A foto do trêm foi em Sertânia nos bons tempos da extinta ferrovia)
um conjunto de ações que deem mais celeridade às obras da Ferrovia Transnordestina e para mostrar que o trabalho que cabe ao Governo de Pernambuco vem sendo cumprido. Ao todo, 11.300 trabalhadores serão empregados nas obras – divididas em três turnos – e que têm custo estimado em mais de R$ 2 bilhões somente nos trechos que cortam Pernambuco.
Eduardo garantiu à ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, ao ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, a representantes do Ministério da Integração Nacional e à CFN que todas as desapropriações e licenças ambientais localizadas em território pernambucano serão finalizadas até o próximo dia 17 de agosto.
Para que isso aconteça, o governador convocou todas as prefeituras, Poder Judiciário, Ministério Público, donos de cartório, representantes do BNDES e do BNB para uma reunião no próximo dia 06 de julho. “Nosso objetivo é fazer um grande mutirão para destravar, de uma vez, as obras da Transnordestina. Com isso, vamos dar uma nova dinâmica à economia de 32 cidades pernambucanas cortadas pela Ferrovia”, explicou. Já no dia 04 de agosto, representantes da Casa Civil, dos ministérios de Integração Nacional e de Transportes, além do Governo do Estado e da CFN se reúnem no Recife.
Outra ideia levada por Eduardo foi o aproveitamento dos canteiros de obras e das reservas de jazidas já existentes no estado para os trabalhos do corredor ferroviário. “Temos canteiros já prontos em Suape, em quase toda extensão da BR-101 Sul (obras de duplicação), em Custódia (Transposição do São Francisco) e também no Agreste (duplicação da BR-104). Isso vai diminuir o tempo que as empresas que irão realizar os trabalhos levam para se instalar de forma efetiva e passem a gerar empregos o mais rápido possível”, asseverou.
CRONOGRAMA – Durante o encontro, Tufi Daher Filho e o presidente da CSN, Benjamin Steinbruch, ainda apresentaram o Plano de Ataque da Ferrovia ao Governo Federal. O documento já havia sido detalhado ao governador na semana passada, durante encontro no Palácio do Campo das Princesas.
O Plano de Ataque prevê a divisão dos trechos Salgueiro – Trindade, Salgueiro – Suape e Trindade – Eliseu Martins (PI) em vários lotes, que vão abrigar duas frentes de trabalho, no mínimo, cada um. O trecho Salgueiro – Trindade tem 163km de extensão e será dividido em dois lotes. No total, 2.300 trabalhadores serão utilizados na sua construção. O primeiro, com 63,8 km de extensão, vai de Salgueiro ao município de Parnamirim onde será instalado o canteiro de obras. O segundo trecho vai de Parnamirim a Trindade, num total de 99,2 km. Os trabalhos neste trecho serão iniciados no próximo dia 15 de julho.
Já o percurso da Ferrovia entre Salgueiro e o Porto de Suape será dividido em quatro pedaços e empregará 7.400 pessoas. O primeiro terá 118,4 km e vai de Suape ao município de São Joaquim do Monte, no Agreste do estado. O segundo vai de São Joaquim do Monte a pesqueira, percorrendo 97,5 km. O terceiro terá 186,2 km e unirá os municípios de Pesqueira e Serra Talhada, já no Sertão pernmabucano. Por fim, de Serra Talhada a Salgueiro serão mais 119,9 km.
No trajeto de Trindade a Eliseu Martins, serão outros quatro lotes distribuídos em 420km. O único que abrange cidades pernambucanas vai do município de Trindade à cidade de Paulistana, no Piauí. Serão 1.600 trabalhadores espalhados nos 144,3 km de extensão.
De acordo com a Companhia, todos os trechos citados serão finazlizados em dezembro do ano que vem. Também participaram da audiência o secretário Fernando Bezerra Coelho (Desenvolvimento Econômico), Tadeu Alencar (Procurador Geral do Estado).
Secretaria de Imprensa - Governo de PE
V neste Blog.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial