VALMIR ANDRADE - A verdade em cumprimento do dever.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Transposição também tem caráter ambiental


O projeto de transposição de águas do Rio São Francisco vai garantir a implantação de saneamento básico em 32 cidades que despejavam os seus esgotos em afluentes ou no próprio Velho Chico. A iniciativa vai beneficiar cidades que estão próximas às bacias dos Rios Brígida, Pajeú e Moxotó, no Sertão do Estado e demandar um investimento de R$ 230 milhões bancados pelo Ministério da Integração Nacional.
“O componente mais poluidor do Rio São Francisco é o esgoto doméstico destas cidades que não estão nas margens do rio, mas que são derramados nos seus afluentes”, diz o secretário estadual de Recursos Hídricos, João Bosco de Almeida, acrescentando que somente o Rio Pajeú recebe esgoto de umas 15 cidades, incluindo Serra Talhada e Afogados da Ingazeira.
Bosco argumenta também que a União se comprometeu a fazer as obras de saneamento como uma espécie de compensação ambiental do projeto de transposição, que também está em obras. Em Pernambuco, as obras de saneamento serão executadas pela Companhia do Desenvolvimento dos Vales dos dos rios São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Este ano, as obras de esgotamento sanitário dessas cidades deverão receber R$ 128 milhões. “Algumas estão em fase de projeto, outras já estão em obras”, afirma Bosco que considera a cobertura de 100% de esgoto dessas cidades uma das melhores formas de revitalizar o Velho Chico. O excesso de carga orgânica (esgoto) faz o rio morrer.
Ele cita como exemplo a cidade de Dormentes, onde as obras já foram concluídas, a de Trindade e Cedro que estão em obras e a de Arcoverde e Ouricuri. Nas duas últimas, estão sendo feitos os projetos.
Além das cidades já citadas, vão receber obras de saneamento: Afrânio, Belém de São Francisco, Bodocó, Buíque, Cabrobó, Calumbi, Exu, Floresta, Granito, Ibimirim, Iguaraci, Ipubi, Itacuruba, Mirandiba, Moreilândia, Orocó, Parnamirim, Petrolina, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Filomena, Santa Maria da Boa Vista, Santa Terezinha, São José do Egito, Sertânia e Tabira.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial