VALMIR ANDRADE - A verdade em cumprimento do dever.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Uma cidade em pé de guerra por causa de uma portaria do prefeito



1- Semana passada, o prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares (PSB), baixou uma portaria proibindo a comercialização no âmbito do território do município de carne e leite que não forem submetidos previamente à inspeção animal.
2- Não fosse o prefeito dono de um abatedouro de frango em Afogados da Ingazeira e seu irmão, Saulo Valadares, fornecedor de leite ao Governo do Estado, a portaria teria sido encarada com absoluta naturalidade. Pois é dever do chefe do Poder Executivo exercer a vigilância sanitária sobre os alimentos comercializados na esfera do seu território.
3- Entretanto, não foi isso o que aconteceu. Por força desta portaria pequenos produtores que entregavam leite nas portas das residências (hábito que pode ser presenciado em todas as cidades do interior) foram impedidos de fazê-lo, o mesmo ocorrendo com os pequenos produtores de frango que vendiam o produto nas feiras livres ou nas portas dos açougues.
4- Resultado: houve uma verdadeira rebelião na cidade, o que obrigou o prefeito a recuar. A Câmara Municipal (onde o prefeito é minoria) programou uma audiência pública para a noite de hoje e um ato público de protesto estava marcado para se realizar até o final desta semana.
5- Assustado com a repercussão negativa da portaria – encarada pelos partidos de oposição como uma maneira de monopolizar o comércio de frango e de leite na região – o prefeito veio ontem ao Recife ouvir a opinião de aliados políticos, entre os quais o secretário de Agricultura, Ângelo Ferreira, que é seu deputado estadual.
6- Todos o aconselharam a recuar, o que ele fez na manhã de hoje editando uma nova portaria suspendendo os efeitos da anterior até 31 de dezembro deste ano.
7- Foi uma forma, digamos, diplomática, de enfrentar o problema, que lhe rendeu desgaste político, já que ninguém de sã consciência acredita que a proibição voltará a valer a partir de janeiro de 2010.BIS

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial