VALMIR ANDRADE - A verdade em cumprimento do dever.

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

MAIS UM VEREADOR ROMPE COM O PREFEITO EVANDRO VALADARES


O Vereador (Aderbal Brito) mais conhecido como Bal, rompe com o prefeito Evandro Valadares de São José do Egito, uma ligação que iria fazer 5 anos, apesar do vereador ter seu primeiro mandato agora, ele foi um dos que comandaram a eleição anterior que pois Evandro Valadares como prefeito da terra da poesia, o vereador é um dos representantes de Riacho do Meio,que por sinal o prefeito deixou aderir esquesendo-se totalmente do destrito maior do munícipio. Bal Brito é uma pessoa simples que convive com as pessoas de bem de sua terra ele é, portanto uma pessoa que escolheu entrar na política para falar e trabalhar em nome do povo, pois mesmo sendo filho de um grande político, seu pai Arlindo Brito, o vereador exerce seu papel de vereador em todo território egipiciense, ele é um dos bem votados nas últimas eleições e é portanto, que o povo estará do seu lado, pois o seu desempenho é formado por competência e honestidade. Bal tem como grande amigo e ente querido o empresário (Antonio Andrade) que sempre está do seu lado a também os vereadores Zé Bilu e Jota Ferreira, seus conterrâneos. Rona Leite, Doido de Zé Vicente e Delmiro Barros presidente da casa legisladora. Companheiros na câmara de vereadores, que juntos se unem para defender o povo e não os caprichos de SADDAN. De cabeça erguida o vereador Aderbal Ned de Brito seguira fazendo sua parte em nome do povo e da razão, pois seu objetivo maior é de fazer da nossa comunidade um lugar onde pessoas simples e honestas possam viver com harmonia e paz, pois seu caráter já mais estará à venda para espécie nenhuma, por que seu orgulho é de ser um homem simples de Riacho do Meio e do povo que o elegeu.

BELCHIOR É ENCONTRADO E ESCLARECE DESAPARECIMENTO




Chegou ao fim o mistério sobre o sumiço de Belchior. O programa "Fantástico", da Rede Globo, conseguiu localizar o cantor, em uma pousada no interior do Uruguai. Curioso é que foi a atração que "iniciou" o mistério, em matéria veiculada no domingo anterior.
Belchior havia se afastado da família, dos amigos e dos fãs. E seu desaparecimento foi repercutido por toda a imprensa brasileira. Mas, ao ser encontrado, ele conversou com a repórter Sônia Bridi, e esclareceu os acontecimentos.
"Evidentemente eu estava aqui. Mas eu vivo em São Paulo e já é a segunda vez que venho de lá para cá, para o Uruguai. Estou fazendo um trabalho muito, muito especial aqui", revelou.
Anteriormente, o "Fantástico" achou dois carros que ele teria abandonado há mais de um ano em São Paulo. Ao ser questionado sobre as dívidas dos veículos,
Belchior preferiu não falar a respeito.
"Eu não vou responder. Eu não tenho menor interesse na vida privada de nenhuma pessoa, sabe? Nada, em nada", disse.
E declarou que após lançar seu novo disco, com músicas em espanhol, volta para o Brasil.
"Assim que terminar esse trabalho aqui, com certeza eu vou de volta pra minha cidade amada, pra os lugares mais queridos do Brasil. Vou fazer show, vou lançar um disco com canções novas. E eu tenho certeza que vai ser simplesmente a continuidade do amor que o povo do Brasil sabe que eu tenho por ele", completou.
O cantor acumula diversas dívidas e esse seria um dos motivos para seu sumiço.
Acompanhe as novidades do Famosidades no Twitter: http://twitter.com/Famosidades.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO SERTÃO PERNAMBUCANO


Estrada de acesso à Paraíba pelo município de Itapetim já está concluída.
A pavimentação da rodovia ligando o município de Itapetim ao distrito de São Vicente, na fronteira de Pernambuco com a Paraíba, foi concluída na semana passada pela empresa Esse Engenharia. Esta obra foi anunciada em praça pública, em junho de 2008, pelos governadores Eduardo Campos (PE) e Cássio Cunha Lima (PR). De acordo com o prefeito Adelmo Moura (PSB), o cronograma da obra foi rigorosamente obedecido, restando agora, tão somente, a construção das pontes, que deverão ficar prontas até dezembro, quando o governador irá ao município para inaugurá-la.

Fernando Bezerra Filho fez campanha neste final de semana no Sertão do Pajeú.
O deputado federal Fernando Bezerra Filho (PSB) aproveitou este final de semana para fazer contatos políticos na região do Pajeú. Fernandinho, como é conhecido dentro do partido, esteve na Festa de Santa Rosa, em Ingazeira, onde foi homenageado com um jantar pelo prefeito Luciano Torres (PSB). Também estava em sua companhia o deputado estadual e secretário de Agricultura, Ângelo Ferreira, com quem fará dobradinha neste município. Luciano Torres substituiu o ex-prefeito José Veras (PR), que passou 18 anos na prefeitura: teve um mandato de 06 anos e três de 04 anos. José não foi um bom prefeito na gestão de 2005 a 2008, mas já anda espalhando no município que o povo está com saudade dele

Eduardo da Fonte será homenageado com almoço no 'buraco frio'.
Nesta segunda-feira, o deputado federal Eduardo da Fonte (PP) será homenageado com um almoço no “buraco frio” da Assembleia Legislativa pelos deputados estaduais Carlos Santana (PSDB) e Emanuel Bringel (PSDB), que irão pagar a conta. Da Fonte, parlamentar de primeiro mandato, já conseguiu provar que é um “craque”. Nunca tinha sido sequer vereador e a primeira vez que se candidatou (para a Câmara Federal) conseguiu se eleger com mais de 100 mil votos, suplantando veteranos como Roberto Magalhães, Joaquim Francisco e Osvaldo Coelho (esses dois últimos sequer foram eleitos). Da Fonte fará dobradinha com Carlos Santana em Ipojuca e só não dobrará com Bringel em Araripina porque o senador Sérgio Guerra (PSDB) ainda não deu o “okey”.

Atrás de votos, Ranilson vai a distrito que fica a 980 km de distância da capital.
O presidente da ARPE, Ranilson Ramos, pré-candidato a deputado estadual pelo PSB, esteve neste final de semana no distrito de Poção, município de Afrânio, o local mais distante, em Pernambuco, do Palácio do Campo das Princesas. Poção fica a 920 Km do Recife e só vai lá quem tem algum tipo de negócio para resolver. O ex-deputado esteve lá neste final de semana para visitar a obra de ampliação do abastecimento d’água, que foi anunciada em março deste ano pelo governador Eduardo Campos. O governador estava em Petrolina, na primeira maratona de visitas a cidades do interior, quando resolveu ir de helicóptero, até Poção, que fica na fronteira com o Piauí e a Bahia. Antes dele, só um governador tinha posto os pés naquele local: Miguel Arraes (1989), que foi o responsável pela construção do sistema de abastecimento d’água.

Prefeitos são esperados, hoje, no Recife, para a festa de aniversário de Sebastião Oliveira.
O deputado e secretário estadual dos Transportes, Sebastião Oliveira (PR), convidou todos os prefeitos do seu grupo (12) para a sua festa de aniversário na noite deste domingo, no Recife. Dois já se encontram na capital desde o sábado: Carlos Evandro (Serra Talhada) e Rogério Leão (São José do Belmonte). Carlos Evandro é amigo e colega de profissão do secretário (ambos são médicos) e nunca o trata por “Sebastião”. Só o chama de “Júnior”, que é como o deputado é conhecido em Serra Talhada e nos municípios da região.

PP convida Delmiro Barros para ser candidato a deputado estadual pelo Pajeú.
O deputado federal Eduardo da Fonte, presidente estadual do PP, convidou o vereador e presidente da Câmara Municipal de São José do Egito, Delmiro Barros, que é do seu partido, para ser candidato a deputado estadual pelo Sertão do Pajeú. Delmiro é compositor, aboiador e cantor de forró. Já gravou cerca de 8 CDs e tem muita popularidade em Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, onde habitualmente realiza shows. Ele reuniu-se neste sábado, em sua fazenda de Santa Terezinha (PE), com mais cinco vereadores que fazem oposição ao prefeito Evandro Valadares (PSB). Se todos toparem apoiá-lo, garantiu, aceitará o convite feito pelo Partido Progressista.

Circulada pelo bairro do Ibura levanta o astral de Eduardo Campos.
Antes de se dirigir na manhã desta sexta-feira para o bairro do Ibura, onde inaugurou uma Academia das Cidades e entregou moradias a pessoas carentes, o governador Eduardo Campos solicitou à Secretaria de Defesa Social os dados da área em relação à violência. Para sua surpresa, os índices caíram 35% em relação ao mesmo período de 2008, fato que ele atribui a um conjunto de ações que estão sendo feitas naquele bairro, inclusive na área social. Também o deixou animado o “mapa da violência” no bairro de Santo Amaro, onde o índice de homicídios está perto de zero

Laura Gomes mostra prestígio no Estado.
A vereadora de Caruaru Laura Gomes (PSB) mostrou força durante a comemoração do seu aniversário, no último sábado (29), em uma casa de recepções da cidade. Ela está na lista de candidatos a deputado estadual do PSB e deu provas de que seu projeto não está restrito apenas ao entorno de Caruaru.
Lideranças da Região Metropolitana, a exemplo dos vereadores de Paulista Tonico Valpassos (presidente da Câmara), Júnior Matuto, Valmir do Nobre e Marcos Brecha, além do ex-vereador Cláudio Russel, assim como lideranças comunitárias de São Lourenço da Mata, Camaragibe, Ipojuca, Igarassu e Olinda, sinalizaram apoio à candidatura da esposa do vice-prefeito de Caruaru Jorge Gomes. Estiveram por lá, ainda, o vice-prefeito do Recife e presidente estadual do PSB, Milton Coelho; o ex-ministro da Agricultura, Armando Monteiro Filho; os prefeitos José Queiroz (Caruaru), Djalma Paes (Glória do Goitá) e Sávio Omena (Altinho); os deputados federais Wolney Queiroz (PDT) e Ana Arraes (PSB); os ex-prefeitos Mário Mota (Riacho das Almas), Luiz Prequé (Gravatá) e Honorato Leitão (São Vicente Férrer); Madalena Arraes; o vereador do Recife, João Arraes e os integrantes do governo estadual Roldão Joaquim (secretário de Desenvolvimento Social), Cristina Buarque (secretária das Mulheres), Adilson Gomes (assessor especial do governador), Romero Pontual (presidente da Ceasa), Rubens Júnior (chefe de gabinete do vice-governador João Lyra Neto), Adilson Gomes Filho (gerente geral da Casa Civil), Luciano Vasquez, Oséas Moraes (ambos do Lafepe) e o suplente de deputado federal Roberto Liberato (DEM). Com o filho Pedro doente, o governador Eduardo Campos ficou impossibilitado de comparecer. A festa foi encerrada ao som do cantor Petrúcio Amorim.

Deputado promete tomar banho de chuveiro no distrito de Cachoeirinha.
O deputado Gonzaga Patriota (PSB) viajou nesta sexta-feira à tarde para Petrolina para um compromisso político-administrativo. Ele estará neste domingo no distrito de Cachoeirinha, município de Mirandiba, para assistir à inauguração de uma obra que a Compesa fez a seu pedido: o abastecimento d’água. Para confraternizar com os “cachoeirineses”, que esperaram 50 anos por esta obra, Patriota promete vestir um calção e tomar um banho de chuveiro, em plena praça pública, ao meio dia deste dia 30/08.


Advogado envia protesto contra a má conservação das rodovias sertanejas.
Em mensagem enviada ao blog na noite desta quarta-feira, o advogado Edílson Xavier (Arcoverde) comunica ao secretário dos Transportes, Sebastião Oliveira, que “a estrada que vai de Sertânia à cidade de Tabira encontra-se em estado deplorável”. O advogado viajou hoje à tarde para a cidade de Tabira a fim de fazer a defesa do prefeito Dinca Carvalho (PSB), que teve uma prestação de contas rejeitada pela Câmara Municipal (do mandato anterior) e pode ficar inelegível em 2012, e quase volta do meio do caminho devido à precariedade da rodovia. A assessoria do secretário informou ao blog que a rodovia Brejinho-Serra Talhada será inteiramente reconstruída assim que acabar o inverno.

Arcoverde cria Grupo de Ação e Prevenção contra o vírus da gripe suína.
O prefeito de Arcoverde, médico Zeca Cavalcanti (PTB), acaba de tomar uma providência que deveria servir de exemplo para todos os municípios pernambucanos. Criou, no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde, o GAP (Grupo de Ação e Prevenção) contra a gripe suína. O grupo é constituído pelos 115 agentes municipais de saúde e sua finalidade no município é fazer palestras para os estudantes da rede pública sobre como prevenir e evitar o vírus da gripe. Até o recém empossado diretor do Hospital Regional, José Weinberg Neto, foi intimado pelo prefeito a entrar na “guerra” contra a gripe, apesar de não ter tido tempo ainda de apresentar um plano de trabalho à Secretaria Estadual de Saúde, a fim de melhorar o seu atendimento, que era alvo de reclamações por parte de muita gente.


Silvinho foi ao Pajeú conversar com os prefeitos sobre 'turismo interno'.
Aproveitando a boa receptividade do lançamento do programa “Pernambuco conhece Pernambuco”, o secretário estadual do Turismo, Sílvio Costa Filho, esteve em Afogados da Ingazeira na tarde desta quinta-feira conversando com os prefeitos do Pajeú sobre a interiorização do turismo. Ele foi recepcionado pelo prefeito Totonho Valadares (PSB) que é um fã declarado do seu trabalho e da maneira cavalheiresca como recebe os líderes políticos do interior. Silvinho levou em sua companhia o presidente da Empetur, José Ricardo Diniz, que é o executor da política da Secretaria. E certamente constatou, “in loco”, que apenas três municípios da região têm infra-estrutura hoteleira para receber turistas: Serra Talhada, Triunfo e Afogados da Ingazeira. Todas as outras têm rede hoteleira bastante precária, sendo que a maioria delas não têm sequer uma pousada. Ao final da reunião, o secretário juntou o útil ao agradável, revendo alguns prefeitos da região como o de Tuparetama, Sávio Torres (PTB), que irá apoiá-lo para deputado estadual no próximo ano.


Próxima parada do 'Democratas nas ruas' será o Sertão Central.
Foi confirmado ontem pela executiva estadual do DEM, cujo presidente é o ex-governador Mendonça Filho, que a próxima parada do programa “Democratas nas ruas” será o Sertão Central: Mirandiba, Salgueiro e Verdejante
O partido, quando ainda se chamava PFL, já foi forte em Salgueiro e continua fortíssimo em Verdejante, graças à força política da família “Tavares”.
Basta dizer que os últimos prefeitos do município, Francisco e Aroldo Tavares, ambos do DEM, foram eleitos com cerca de 80% dos votos válidos.
Já em Salgueiro, o PFL teve uma presença política muito forte na época dos ex-prefeitos Romão Sampaio (já falecido), Cornelito Parente Muniz (aposentado) e Paulo Afonso Sampaio (atual vereador).
Sua mais forte liderança, hoje, é o desembargador aposentado, Francisco Sampaio, irmão de Romão e tio de Paulo Afonso, que já perdeu duas eleições para prefeito.
Está com quase 80 anos de idade e esperando a hora de passar o bastão para outra pessoa que possa retomar o poder das mãos do PSB

Itacuruba, no Sertão do São Francisco, é o mais novo ponto turístico do Estado.
Romero Magalhães Ledo (PSB), prefeito de Itacuruba pela segunda vez, tem agora um motivo de sobra para “vender” sua cidade ao restante do Brasil como ponto turístico. O jornal “O Globo” na última terça-feira e a revista “Isto É” que está nas bancas trouxeram reportagens sobre a instalação nos arredores da cidade de um dos mais sofisticados telescópios do mundo: o IMPACTON. É por meio desse instrumento que os astrônomos do Observatório Nacional esperam fazer, a partir do final deste ano, o rastreamento de asteróides e cometas em possível rota de colisão com a terra. “Isso coloca o Brasil no time de elite nesse setor da astronomia”, diz a matéria da revista, acrescentando que no Hemisfério Norte há 10 telescópios fazendo esse rastreamento e no Hemisfério Sul apenas um, na Austrália, e mesmo assim desativado. Itacuruba fica a 20 minutos de Floresta e apesar de ser um dos menores municípios de Pernambuco, tem uma receita mensal da ordem de R$ 1,3 milhão, graças aos royalties que recebe da Chesf por ter tido uma parte de suas terras inundadas pela barragem de Itaparica. O prefeito votará em Fernando Bezerra Filho (PSB) para deputado federal e em Sílvio Costa Filho (PMN) para deputado estadual.


Armando cumpre agenda de candidato majoritário neste final de semana.
Em pré-campanha para o Senado, o deputado federal Armando Monteiro (PTB) estará em Floresta neste sábado, a convite do vice-prefeito Rodrigo Novaes (PTB), para participar da tradicional Exposição de Animais do município. Ele participará também de um jantar na casa do vice, para o qual foram convidados a prefeita Rorró Maniçoba (PSB) e outros líderes políticos da região. Rodrigo vai ser candidato a deputado estadual no próximo ano, mas não deseja disputar pelo PTB. Fez as contas com o pai, Vital Novaes, que foi deputado durante 24 anos, e concluiu que, no “chapão” com PTB, PSB, PDT, PCdoB e PT suas chances seriam muito reduzidas. No domingo, em Tacaimbó, o presidente regional do PTB continuará cumprindo agenda de candidato. Assistirá à tradicional Missa do Vaqueiro ao lado do prefeito reeleito Washington Luís (PTB). Tacaimbó foi a cidade pernambucana em que o governador Eduardo Campos teve menos votos no primeiro turno: 506. Embora tenha vencido no segundo. BIS.

domingo, 30 de agosto de 2009

TEIXEIRA NA ÚLTIMA SEXTA FEIRA FAZ HOMENAGENS E ENTREGA DE TÍTULOS NA XIII SEMANA DE ARTE E CULTURA

Em destaque a Banda Paksom 7 foi muito aplaudida nas homenagens.
No penúltimo dia da XIII Semana de Arte e Cultura da cidade de Teixeira-PB, várias homenagens foram feitas a vários teixeirense que moram na cidade e em outras localidades. O ponto marcante do evento foi o comparecimento de várias autoridades como, Juízes, Desembargadores, Padres, Escritores, Comerciantes, Ex-atletas, Músicos e muitos outros.
O evento foi aberto por Totinha e Branco que cantaram os Hinos de Teixeira e o Hino do Sesquicentenário respectivamente. Em seguida foi dado início a entrega dos troféus aos homenageados.
A Câmara Municipal também fez as suas homenagens fazendo entrega de Comendas e Títulos de Cidadão, com proposituras de alguns vereadores e ex-presidentes.
Ao final, foi oferecido um coquetel para os presentes.Fazendo parte da equipe de organização, Soleide Teles, falou com a equipe do DS, deixando sua mensagem de agradecimento.
“Apesar de muitas dificuldades, estou muito gratificada com a realização do evento e mais ainda, com a presença de quase todas as pessoas que por nós foram convidadas. Quem não veio enviou uma justificativa. E essa atenção foi o que nos deixou mais satisfeitos e felizes.
Aproveito a oportunidade para agradecer a todos que se empenharam para que a festa do Sesquicentenário e da XIII Semana de Arte e Cultura acontecessem com esse sucesso, principalmente a Soleide, Magali, Alexandre, Emerson Produções, Leudo e muitos outros.
A Noite a festa continuou com o Baile de Gala, animada pela Orquestra Super Oara, onde os casais foram vestidos a rigor, sendo os homens vestidos de palitó e as mulheres de vestido longo, resgatando as grandes festas do passado. Enquanto isso, na pça. Do forró foi armada uma tenda com som eletrônico e no palco principal, a banda AgitaSamba, prata da casa, fazia o seu som de samba e axé.
Texto: Diário da Serra
Fotos: Byron Guedes
PARABENS TEIXEIRA 150 DE BENÇÃO, NA FÉ DO CANTO E DA POESIA.

VEJA A OPINIÃO DOS LEITORES SOBRE AS ENQUETES DE AVALIAÇÃO SOBRE A ATUAL ADMINISTRAÇÃO DE SANTA TEREZINHA-PE




O BLOG DO VALMIR ANDRADE FEZ DUA ENQUETES DE AVALIAÇÃO SOBRE O JOÃO PEDRO E COMO AS PESSOAS QUERIAM OS INVESTIMENTOS NA AREAS DA ADMINISTRAÇÃO ATUAL.
Primeira enquête sobre o que as pessoas acharam do João Pedro 2009:
Ótimo 16 votos 30 %
Bom 6 votos 11 %
Regular 7 votos 13 %
+ Ou – 8 votos 15 %
Ruim 8 votos 15 %
Péssimo 7 votos 13%.
52 pessoas participaram.
Na outra; Em que área de atuação a prefeitura deveria destinar seus recursos:
Saúde 16 votos 55 %
Educação 11 votos 23 %
Obras 3 votos 6 %
Segurança 2 votos 4 %
Social e Lazer 5 votos 10 % .
47 pessoas participaram.
O blog é feito por você e para você expressar suas idéias e opiniões, nele encontramos um espaço amplo e aberto para sua participação com verdade e imparcialidade... Deixe seu recado no mural e seu voto de avaliação nas enquetes postadas neste novo portal de notícias com um acesso mais rápido, basta digitar com letras maiúsculas ou minúsculas
http://www.valmirandrade.com/. Grato por sua visita.
Valmir Andrade.

sábado, 29 de agosto de 2009

SEMINÁRIO PREPARA PRF PARA ENFRENTAR EXPLORAÇÃO SEXUAL DE MENORES




Até a última, quinta-feira, 27 de agosto, agentes da Polícia Rodoviária Federal participam do Seminário de Sensibilização dos Policiais Rodoviários Federais no Recife. O objetivo do encontro é capacitar para o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes. O evento já passou por Aracaju, Salvador e João Pessoa e pretende atingir 15 mil policiais em todo o país.
Além do quadro profissional, o encontro conta também com a participação de representantes da rede de proteção dos direitos da criança e do adolescente, de organizações não-governamentais e da sociedade civil. A iniciativa pretende aperfeiçoar as ações da PRF que já vêm sendo desenvolvidas no âmbito do combate à exploração sexual infanto-juvenil por meio da conscientização dos policiais.
Durante os três dias do evento serão realizados painéis, apresentação do filme ‘Anjos do Sol’ e debates. Os presentes terão acesso a um painel sobre conceituação, histórico e pesquisas na área e um painel sobre legislação, doutrina e o atual entendimento dos tribunais e à exposição das ações de enfrentamento realizadas por instituições ligadas à rede de enfrentamento à exploração sexual infanto-juvenil. Os convidados visitarão ainda postos da PRF a fim de demonstrar aos participantes, de forma prática, as ações preventivas.
O seminário é promovido pela Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FENAPRF), Ministério do Turismo com apoio do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais em Pernambuco, Departamento de Polícia Rodoviária Federal e Organização Internacional do Trabalho.
Aproveito a oportunidade para encaminhar meus cumprimentos ao amigo Gilson Dias Da Silva, Presidente da FENAPRF e Marco Aurélio e Pedro da Silva Cavalcante, do SINPRF de Pernambuco pela brilhante iniciativa.
Deputado GONZAGA PATRIOTA PSB/PE

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

LITÚRGIA DIÁRIA


Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniqüidade. Porque cedo serão ceifados como a erva, e murcharão como a verdura. Confia no SENHOR e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. Deleita-te também no SENHOR, e ele te concederá o que deseja o teu coração. Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele tudo fará. E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia. Descansa no SENHOR, e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos. Deixa a ira, e abandona o furor; não te indignes para fazer o mal. Porque os malfeitores serão desarraigados; mas aqueles que esperam no SENHOR herdarão a terra.
SALMO 37: 1-9

CARNAÍBA GANHARÁ REFORMA E AMPLIAÇÃO DO FORUM DE SUA COMARCA COM APOIO DO PREFEITO



O Prefeito Anchieta Patriota assina Ordem de Serviço para a construção do novo prédio do Fórum.
Na manhã desta sexta-feira, dia 28, o prefeito Anchieta Patriota (PSB) assina Ordem de Serviço, para a reforma e construção de novo prédio do Fórum da Comarca de Carnaíba. Será construída uma nova unidade para as atividades forenses da cidade e a antiga passará por reforma para tornar-se um anexo do complexo. A iniciativa beneficia toda a comunidade, pois a justiça estando melhor alojada, fica também mais rápida. Carnaíba está de parabens pelo prefeito que tem, pois já transformou a cidade num verdadeiro canteiro de obras, que na sua maioria já foram inauguradas e estão sendo utilizadas pela população. Tem outras cidades que também se desenvolve, como Itapetim que não para de crescer com obras de infra-estrutura e sociais atrvaés do grande gestor Adelmo Moura. Brejinho no recanto, onde nasce o rio pajeú, também tem seus encantos, pois Vanderlei já recuperou mais de 06 veículos sucateados pela administração passada e já comprou cinco novos, sem contar as praças e prédios que recuperou. Essas ações que foram capa de jornais e noticiados nos sites e blogs da mesoregião pajeuzeira, inclusive este. Já Santa Terezinha anda a passos de tartaruga. O sonho de termos uma comarca foram pelo ralo das pessoas que não se preoculparam pelo bem estar da população, como segurança, e agilização do crescimento que traz uma cidade ordeira com a instalação do poder público numa cidade. Lembramos que no último governo do saudoso Afonso Ferreira foi doado um terreno para a construção, onde hoje funciona um posto médico. O município se prepara para receber do governo do estado a construção de sua Acadêmia das Cidades, já desmontaram os currais da feira de animais onde será construida a mesma. A feira foi transferida para um locar esmo sem o aprovo da visinhança que estão reclamando do fedorento odor exalado e o barulho, pois fica muito próximo das casas.

Juíza da Comarca usa tribuna intinerante para falar sobre crise na segurança no município de Teixeira



Na Sessão Itinerante da Assembléia Legislativa da Paraíba realizada na manhã desta quinta-feira (27/08), no auditório da escola José Elias de Amorim, A Juíza de Direito da Comarca a MMª Isabella Joseanne (foto) disse está passando por problemas insuportáveis na sua jurisdição. Segundo a Juíza disse em seu discurso ao usar a tribuna, que está há quase quatro anos e meio trabalhando em Teixeira e nunca houve qualquer ingerência que ela tivesse conhecimento na segurança em Teixeira, e que nenhum interesse político foi demonstrado nas atividades do pelotão e do delegado de polícia, mas com a mudança de governo essa história apareceu profundamente, e que está chegando a incomodar as atividades enquanto magistrada dessa cidade.A Drª. Isabella Joseanne, disse que a sua orientação para o delegado da Polícia Civil e o comandante da Polícia Militar em Teixeira é que seja feita blitz constante para fazer cumprir a lei independente de partido político.Dirigindo-se direto a Deputada Francisca Motta, Drª Isabela pediu socorro à mesma, pois um político local, ligado a Deputada está intimidando o trabalho da polícia, dizendo pelas ruas que transferiu o delegado, o que o novo delegado está trabalhando timidamente, já que todos os dias o político local está na delegacia. “Mas o que está acontecendo aqui deputada, é que um político local anda dizendo nos meios da cidade que transferiu o delegado e de fato transferiu, mas o outro delegado que veio pra cá está timidamente, não pode agir, por quê? Por que a liderança política local vive constantemente na delegacia impedindo dele agir.” A Juíza anda disse que este fato se estendia também na polícia militar.A Juíza disse que foi até a audiência para pedir a Deputada Francisca Motta, que deixasse as pessoas trabalharem, o novo delegado é uma pessoa muito capacitada, mas que precisa de espaço para trabalhar. Ela ainda disse que procurou a Deputada por que sabe do comprometimento da mesma com a população, com justiça, pelo que é certo. A deputada perguntou a juíza quem seria a pessoa que estaria de certa forma prejudicando o trabalho da justiça, e a MMª respondeu que seria o “Nego de Gury”.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

CONFIRMADO AS ATRAÇÕES DA FESTA DE 50 ANOS DA RÁDIO PAJEÚ


há pouco no Recife, onde Nill Júnior participa de reuniões afins, as atrações para a festa de aniversário dos 50 anos da Rádio Pajeú para os dias 2 e 3 de Setembro no Centro Desportivo Municipal Lúcio Luiz de Almeida.
Dia 2 - Agnaldo Timóteo.
Dia 3 - Maestro Forró e Orquestra da Bomba do Hemetério,
Maciel Melo e Geraldinho Lins.
Outras atrações estão sendo confirmadas.
Do Blog de Nill Júnior.
Fonte Itamar França.


EDUARDO CAMPOS ENTREGA APARTAMENTOS E ACADEMIA DAS CIDADES NO IBURA


A comunidade residente no Ibura passará a contar com uma Academia das Cidades, um novo Conjunto Habitacional e com a regularização fundiária de mais de cinco mil habitações. O governador Eduardo Campos inaugura nesta sexta (28), às 10 horas, a Academia das Cidades. Logo após, serão entregues 104 apartamentos do Conjunto Habitacional CAIC – localizado na comunidade Vinte e Sete de Novembro. Desse total, 72 foram construídos pelo Estado e 32 pela Prefeitura do Recife. A obra resultou investimentos na ordem de R$ 1,6 milhão e vai beneficiar diretamente 360 pessoas.
A Academia das Cidades do Ibura foi a primeira obra realizada em parceria entre a atual gestão da Prefeitura do Recife e o Governo do Estado. A obra está orçada em R$ 766.428,95 e beneficiará toda a comunidade do bairro. A nova Academia contará com pista de cooper, playground, quadra de jogos e corredor de exercícios, além de uma equipe multiprofissional, com estudantes e técnicos das áreas de educação física e nutrição, para dar orientação aos usuários do programa. A gestão desses profissionais será feita pela Prefeitura, com supervisão do Estado.
Até agora, 52 Academias das Cidades foram inauguradas, conveniadas ou estão em construção. A meta da Secretaria das Cidades é que até 2010 todos os municípios do Estado contem com o equipamento. Outras Academias das Cidades possam ser construídas em parceria entre o Governo e a Prefeitura do Recife.
HABITAÇÃO – Dos 104 apartamentos do Conjunto Habitacional CAIC, 72 foram construídos pelo Estado e 32 pela Prefeitura do Recife. Além da construção das moradias, o Governo de Pernambuco também vem trabalhando naquele bairro para regularizar a situação fundiária de mais de cinco mil famílias nas comunidades do Pantanal, Vinte e Sete de Novembro e Parque Residencial dos Milagres.
As 72 unidades habitacionais foram construídas pelo Minha Casa, programa habitacional do Governo de Pernambuco, sob responsabilidade da Secretaria das Cidades, e realizado por intermédio da Companhia Estadual de Habitação e Obras (CEHAB). A obra resultou investimentos na ordem de R$ 1,6 milhão e vai beneficiar diretamente 360 pessoas. Além do conjunto, que é formado por apartamentos de dois pavimentos, sendo um térreo e um primeiro andar, também foram executados serviços de infraestrutura como abastecimento d’água, esgotamento sanitário e fornecimento de eletricidade para as casas. Cada unidade possui 39 metros quadrados com dois quartos, sala, cozinha, área de serviço, banheiro e varanda.
O Minha Casa foi criado para facilitar o acesso à casa própria para as famílias de baixa renda. Desde que foi lançado em 2007, mais de 20 mil unidades habitacionais já foram contratadas em todas as regiões do Estado. O projeto tem como foco a redução do déficit habitacional no Estado, por meio da produção de habitação de interesse social (moradia popular). Cerca de 91% do déficit é formado por famílias de carentes. Em 2007 e 2008 foram investidos cerca de R$ 31 milhões na conclusão de 6.344 novas moradias em todo o Estado. Somente para 2009 a previsão é concluir outras 6.000 unidades e investir cerca de R$ 142 milhões em obras de habitação e de infra-estrutura urbana.
Dentro da política habitacional de Pernambuco, a Regularização Fundiária, executada pela CEHAB, é uma das prioridades do Governo do Estado. A ação tem como objetivo entregar, até novembro deste ano, os títulos de posse da terra a cada morador das comunidades Parque Residencial dos Milagres, Vinte e Sete de Novembro e Pantanal. Com a iniciativa, serão investidos cerca de R$ 304.243,83, com recursos provenientes do Tesouro Estadual, e serão beneficiadas 5.343 famílias. Para essas famílias, receber o título da propriedade da terra tem um significado especial. É que a luta por este direito vem desde a segunda gestão do ex-governador Miguel Arraes (1987-1990), quando foram realizadas várias ocupações irregulares em área urbanas do Estado e, entre as maiores, estava a comunidade 27 de Novembro. Nesse contexto, a antiga COHAB, hoje CEHAB, exerceu papel de destaque na história de resistência e embates pela terra, pois interveio na aquisição do solo e fornecimento de material para autoconstrução das casas. As comunidades totalizam 120 ha.

GONZAGA PATRIOTA GARANTE QUE PEC DOS VEREADORES VALE PARA ESTE ANO


Gonzaga Patriota, deputado federal pelo PSB de pernambuco, garante que PEC dos vereadores vale para este ano
O deputado Gonzaga Patriota(PSB-PE) confirma ainda a aprovação da PEC dos vereadores, que aumenta em mais de sete mil o número desses parlamentares em câmaras de todo o País. Gonzaga defende a medida no programa Frente a Frente, em entrevista a Magno Martins, e justifica que a decisão foi uma reparação ao que ele qualifica de interferência indevida do Judiciário, anos atrás, reduzindo o número de vereadores em cidades importantes.
O deputado garante que a emenda vale sim para este período legislativo, já que, segundo ele, a emenda vale imediatamente tão logo seja promulgada. O que fica para o ano seguinte, segundo ele, é o corte de repasses às câmaras, parte da medida aprovada, e que tem sido o grande argumento dos que vêm defendendo a PEC aprovada na madrugada de hoje.

Fonte:MM
PRODUTORES QUEREM RECONHECIMENTO INTERNACIONAL DA CACHAÇA COMO BEBIDA TÍPICA DO BRASIL
O Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC) está lutando, com o apoio do governo brasileiro, para conseguir que a cachaça nacional seja reconhecida no mercado externo como um produto típico e exclusivo do Brasil, como ocorre em relação à tequila, no México, e ao champanhe, na França. Os principais alvos do setor são, no momento, os Estados Unidos e a Comunidade Europeia.
O tema foi discutido no 29º Seminário e Congresso Internacional da Propriedade Intelectual que a Associação Brasileira de Propriedade Intelectual (ABDI) está realizando no Rio de Janeiro.
De qualquer forma, todo o esforço do setor e do governo brasileiro é para que a cachaça seja reconhecida como uma bebida típica e exclusiva do Brasil. Decreto presidencial de 2001 conferiu à cachaça o reconhecimento de procedência, ou seja, certificou que a bebida é tipicamente brasileira. Entretanto, o decreto só tem força no Brasil. Daí a soma de esforços para que ela seja reconhecida também no exterior.
Nos Estados Unidos, Senhor Presidente, segundo maior consumidor internacional da cachaça brasileira, depois da Alemanha, o produto é rotulado desde 2000 como rum brasileiro (brazilian rum). A meta é mudar essa denominação para cachaça, simplesmente, porque aí estaria implícita, a procedência brasileira.
O IBRAC está aguardando a publicação de uma consulta pública nos Estados Unidos, que possa dar o reconhecimento de produto típico e exclusivo do Brasil, para que a bebida não entre mais no exterior com esse rótulo de rum equivocado.
Na Europa, o processo é um pouco diferente, pois algumas empresas estão se apropriando do nome cachaça para rotularem seus produtos que nada têm a ver com a bebida brasileira. A expectativa é que uma vez que a cachaça seja reconhecida na União Européia como uma indicação geográfica, isso dá força para que nós possamos coibir esses atos naquele Continente.
A ideia é mostrar aos países a ligação histórica que a cachaça tem com o Brasil. O IBRAC está resolvendo alguns processos internos para poder apresentar um pleito formal à Comunidade Europeia para o reconhecimento da cachaça como uma bebida exclusiva do Brasil. Isso deverá ocorrer no início de 2010. As ações com esse objetivo são apoiadas integralmente pelo governo brasileiro.
O setor produtivo de cachaça reúne cerca de quatro mil marcas e gera mais de 600 mil empregos em todo o país. Ele não foi afetado pela crise financeira internacional. É um setor que vem crescendo e se desenvolvendo cada vez mais. Em 2008, foram exportados US$ 16 milhões, o que correspondeu a 11 milhões de litros de cachaça.
O crescimento registrado foi de 18% em termos de valor e 20% em termos de volume, em comparação ao ano anterior. Hoje, menos de 1% da produção é exportado, segundo a IBRAC.
A capacidade instalada de produção de cachaça no Brasil alcança, aproximadamente, 1,2 bilhão de litros, com um potencial de crescimento da exportação muito grande. O reconhecimento da cachaça como bebida típica do Brasil dará um grande impulso às exportações.
Essa é mais uma luta de todos os brasileiros em defesa de um produto genuinamente brasileiro.
Deputado GONZAGA PATRIOTA
PSB/PE

BRASIL REGISTRA 584 MORTES POR GRIPE SUÍNA, SEGUNDO SECRETARIAS ESTADUAIS E MINISTÉRIO


Ao menos 584 pessoas morreram no Brasil em razão de complicações decorrentes do vírus da gripe suína (H1N1), segundo balanços divulgados pelas secretarias estaduais de Saúde e pelo Ministério da Saúde.A gripe suína causou mortes em 11 Estados. O mais atingido é São Paulo, com 223 óbitos confirmados, seguido do Paraná (170 mortes), Rio Grande do Sul (98) e Rio de Janeiro (55).Minas Gerais e Santa Catarina registraram, respectivamente, 14 e 12 mortes pelo vírus H1N1. Paraíba, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal contabilizaram, cada um, duas mortes. Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Pará, Amazonas e Rondônia tiveram uma morte cada.Ontem (26), o Ministério da Saúde divulgou balanço no qual foram contabilizadas 557 mortes pela nova gripe. Foram registrados pelo ministério os óbitos ocorridos até o dia 22 de agosto. Com a confirmação de novas mortes, o Brasil ultrapassou os Estados Unidos e se tornou o país com mais óbitos causados pela doença no mundo.Entretanto, se for levada em consideração a taxa de mortalidade - relação entre óbitos e número de habitantes na população - o Brasil aparece em sétimo lugar, atrás de Argentina, Chile, Costa Rica, Uruguai, Austrália e Paraguai.

MEDITAÇÃO...


'Os homens aprontam os cavalos para a batalha, mas quem dá a vitória é Deus, o SENHOR'. (Provérbios 21-31)
Porque eu, o SENHOR, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não TEMAS, que eu te ajudo. Isaías 41:13
“Os que esperam no Senhor, adquirirão sempre novas forças, tomarão asas como de águia, correrão e não fatigarão, andarão e não desfalecerão.” Isaías 40:31
- Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. João, 14:27

ESCLARECIMENTO DA PMCSA SOBRE AUMENTO SALARIAL DOS MÉDICOS


NOTA DE ESCLARECIMENTO A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho em momento algum deixou de negociar com os médicos, através de comissão formada por seus representantes legítimos do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe). Foram realizadas três reuniões (08/07, 27/07 e 06/08), onde toda a situação financeira do município foi mostrada, da forma aberta e transparente, aos médicos. Tudo em clima cordial e civilizado. Nessas reuniões, foi explicada aos médicos a questão da Responsabilidade Fiscal, que obriga à Prefeitura a gastar até 54% de sua receita líquida com a folha de pagamentos. No Cabo de Santo Agostinho, este comprometimento, hoje, é de 51,47%. Estranhamos o percentual de 41% divulgado pela imprensa através de uma nota não assinada por qualquer entidade representativa dos médicos, na qual é citada como fonte a “controladoria geral da união” (SIC), de forma vaga e sem mencionar o período ao qual de referem os tais informações. De 2005 para cá, a Prefeitura do Cabo vem tratando a Saúde como prioridade, com investimentos que passaram de 14,28% para 21%, bem acima dos 15% definidos por lei. Neste período, os investimentos em Saúde totalizaram R$ 185.026.919,60. Nesse período, foi a seguinte a evolução salarial dos médicos (incluindo salários e gratificações): Todas as reivindicações apresentadas pelos médicos (sete, ao todo) nas reuniões foram consideradas pela Prefeitura, que a todas atendeu ou abriu negociação. A exceção foi a questão salarial, onde os valores pedidos pela categoria extrapolam, e muito, as possibilidades do Município. A categoria médica, em seu legítimo direito de reivindicar, pede equiparação salarial aos médicos do Recife e do Estado, como se as realidades financeiras fossem as mesmas. A Prefeitura, no seu dever de agir dentro da Lei e de tratar de forma igualitária todos os servidores, e não apenas um segmento do funcionalismo, apresentou sua contraproposta. Os médicos reivindicam, por exemplo, vencimentos de R$ 4.100,00 para diaristas (incluindo gratificação) e de até R$ 10.120,00 para o pessoal do Programa de Saúde da Família (PSF). São pedidas que não encontram base na realidade financeira do município. E que elevariam as despesas com a folha de pagamento a patamares muito acima do que permite a LRF. E isto se atendesse apenas aos médicos, deixando sem reajuste salarial todos os demais servidores. A Prefeitura ofereceu, e já implantou, reajuste salarial a todos os servidores municipais, inclusive à classe médica, em percentuais que variam de 5,82% a 27,68% todos retroativos a julho deste ano. Com esta concessão, o Município chega ao seu limite prudencial de comprometimento da receita líquida com a folha de pagamentos.
A Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho reitera a sua determinação de investir em serviços essenciais, como Educação, Segurança e Saúde, sempre em patamares acima dos mínimos determinados por lei. Ao mesmo tempo, mantém-se aberta ao diálogo e à negociação. E volta a solicitar dos médicos, confiando no espírito público e no senso de responsabilidade da categoria, que volte a atender à população nas suas unidades de saúde.
Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho
Secretaria de Comunicação Social.

COMISSÃO DA CÂMARA APROVA MAIS VAGAS PARA VEREADORES


A proposta de emenda à Constituição que aumenta o número de vereadores no país, a chamada PEC dos Vereadores, foi aprovada na noite de ontem na comissão especial da Câmara criada para analisar o assunto. Pela proposta, o país terá oito mil novos vereadores.
O projeto aumenta o número de vereadores de 51,7 mil para 59,7 mil. A proposta que reduz os gastos com os legislativos municipais também foi aprovada. Ela reduz de 5% para 4,5% o percentual máximo das receitas tributárias e das transferência municipais para financiamento da Câmara Municipal.
A matéria precisou de nova tramitação na Casa porque no ano passado a Câmara aprovou uma PEC que aumentava o número de vereadores, mas previa a redução de gastos com as câmaras municipais. Na votação da proposta no Senado, a PEC foi dividida em duas: uma trata do aumento do número de vereadores, e a outra, dos gastos com os legislativos municipais.
A PEC que eleva o número de vereadores foi aprovada pelos senadores, mas não chegou a ser promulgada. O então presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), recusou-se a promulgar a proposta com o argumento de que o acordo era a elevação do número de vereadores com a redução das despesas. De lá para cá, a pressão dos suplentes de vereadores para resolver o impasse tem sido grande.
Agora, a proposta segue para o plenário da Câmara, onde passará por dois turnos de votação. Se os deputados aprovarem o texto sem alterações, a PEC poderá ser promulgada e incluída na Constituição. Se o texto dos deputados for diferente do aprovado pelos senadores no ano passado, terá que ser enviado para nova análise no Senado, informou a Agência Brasil.

ARMANDO MONTEIRO: NÃO ÀS PECs E ROBERTO JEFFERSON



Jefferson quer levar PTB para Serra e inquieta partido em PE
O deputado Armando Monteiro Neto e o ministro José Múcio devem estar com as barbas de molho com as reiteradas declarações de Roberto Jefferson de que o PTB vai se coligar com o PSDB em torno da candidatura a presidente do governador José Serra. E mais, o PTB nacional radicaliza nas inserções na TV dizendo que o governo Lula não fez nada para os aposentados, sobrando para eles só a gripe suína.
Armando Monteiro: não às PECs dos vereadores
Em encontro com um grupo de mais de 100 vereadores pernambucanos, em Brasília, o deputado federal Armando Monteiro (PTB) posicionou-se contra as chamadas “PECs dos Vereadores”. As Propostas de Emenda Constitucional, que tramitam no Congresso, prevêem a ampliação do número de vereadores (336/2009) e a redução dos repasses financeiros para as Câmaras Municipais (PEC 379/2009). Na reunião, organizada pela União de Vereadores de Pernambuco, Armando Monteiro afirmou que as propostas não contribuem com a segurança jurídica do país. “É preciso respeitar as regras estabelecidas. Essa insegurança jurídica não faz bem à democracia”, afirmou o deputado, reforçando que, caso as PECs sejam colocadas em votação no plenário, sua posição será contrária. A opinião do petebista foi aplaudida pelos vereadores e teve o apoio da deputada federal Ana Arraes (PSB), presente ao evento, que classificou as propostas de “inoportunas”. Ontem, Armando Monteiro recebeu em seu gabinete uma comissão de vereadores que demonstraram preocupação quanto à aprovação das PECs. Após a conversa, o deputado enviou um ofício aos vereadores argumentando que os cenários político e econômico atuais devem provocar uma discussão mais aprofundada do assunto, impedindo a aprovação da proposta de forma intempestiva. “Não acredito que, com mais Vereadores, poderia o Poder Legislativo Municipal, especialmente dos pequenos municípios, suportar uma eventual redução de despesas, considerando inclusive, a queda do FPM, resultado da diminuição da arrecadação da União, graças à crise econômica”, opinou. Ainda no ofício, o deputado afirmou que “o Congresso Nacional estará atento a essas circunstâncias” e que “prevalecerá o bom senso”.

EX PRESIDENTE DA UVP CRITICA NOVOS VEREADORES



Ex-presidente da UVP critica aumento do número de vereadores
O ex-presdiente da União dos Vereadores de Pernambuco, João Batista, acredita que a PEC dos vereadores não vai passar na sua instância final, e, portanto, não vai ocorrer o aumento daqueles parlamentares pelo País afora. João Batista critica o projeto, argumentando que o momento é de crise, e, assim, não faz sentido aumento de vereadores e suas consequências. Ele diz que o projeto é inconstitucional, por alterar regras com os vereadores já diplomados, eleitos dentro de práticas legais.
Prefeituras param e protesto contra o governo vai a Brasília
O prefeito de Palmeirina, Eudson Catão, presidente da Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional-Codeam, informa que esse órgão também está integrado ao movimento de protesto contra os cortes de verbas do governo federal nos repasses aos municípios. O prefeito diz que as prefeituras vão parar em sinal de protesto, e, ao mesmo tempo, serão enviadas mensagens eletrônicas a todos os parlamentares dando conta do protesto e do movimento.

LULA ABRE O COFRE A DEPUTADOS E SENADORES: UM BILHÃO POR MÊS, É POUCO?





Lula abre o cofre a deputados e senadores: um bilhão por mês
O Executivo se comprometeu nesta quarta-feira (26) a empenhar cerca de R$ 1 bilhão por mês, de setembro a dezembro, para atender as emendas individuais de deputados e senadores. Também ficou acertada a execução de R$ 500 milhões de restos a pagar de emendas individuais de orçamentos anteriores.
A decisão de liberar os empenhos é uma tentativa do governo de retomar as votações no Congresso, onde a base aliada vinha desde o início do semestre criticando a falta de execução das emendas individuais, que hoje está em apenas 1,5% do total.
A liberação estará condicionada ao crescimento da arrecadação federal, ou seja, o governo acenou com a movimentação orçamentária, mas o limite financeiro da execução depende da existência de folga de caixa.A decisão foi comunicada pelo líder do governo na Comissão Mista de Orçamento, deputado Gilmar Machado (PT-MG). Os valores foram definidos pelos ministros Paulo Bernardo (Planejamento)* e José Múcio Monteiro (Relações Institucionais) em reunião com líderes da base aliada no Congresso.Em julho, durante as negociações para a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias *(LDO) para 2010, o governo já havia anunciado o empenho de R$ 1 bilhão, que, segundo Gilmar Machado, será cumprido. A soma total dos empenhos chega próxima ao montante de emendas individuais do Orçamento de 2009 *(R$ 5,9 bilhões).

terça-feira, 25 de agosto de 2009

NO PRÓXIMO DIA 29 TODO PAÍS FARÁ MANISFESTAÇÕES CONTRA FUMANTES





Cigarro faz mal até pra quem não fuma

No Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto) de 2006, o Instituto Nacional de Câncer, INCA, órgão do Ministério da Saúde responsável pela política de controle do câncer no País, aproveita para fazer um alerta:
cigarro faz mal até para quem não fuma. As crianças são um dos grupos mais atingidos. Elas correm, por exemplo, um risco cinco vezes maior de sofrerem morte súbita sem razão específica. O tabagismo passivo é a terceira maior causa de morte evitável no mundo, superada apenas pelo tabagismo ativo e o consumo excessivo de álcool.
“Se os adultos soubessem o que sofrem
as crianças expostas à fumaça do cigarro, nunca mais fumariam perto delas”, observa Luiz Antonio Santini, diretor-geral do Instituto Nacional de Câncer. Quando a mãe fuma depois que o bebê nasce, este sofre imediatamente os efeitos do cigarro. Segundo Santini, durante o aleitamento, a criança recebe nicotina através do leite materno. “Ela fica intoxicada com a nicotina, podendo apresentar agitação, vômitos, diarréia e taquicardia, principalmente em mães fumantes de 20 ou mais cigarros por dia”, avisa.
Em recém-nascidos, filhos de mães fumantes de 40 a 60 cigarros por dia, observaram-se resultados mais graves como palidez, cianose (coloração azulada da pele e membranas mucosas devido à falta de oxigenação no sangue), taquicardia e crises de parada respiratória, logo após a mamada. Em crianças de zero a um ano de idade, que vivem com fumantes, há uma maior prevalência de problemas respiratórios em relação àquelas cujos familiares não fumam. Além disso, quanto maior o número de fumantes no domicílio, maior o percentual de infecções respiratórias, chegando a 50% nas crianças que vivem com mais de dois fumantes em casa.
Estudos também mostram que crianças com sete anos de idade, nascidas de mães que fumaram 10 ou mais cigarros por dia durante a gestação, apresentam atraso no aprendizado quando comparadas a outras crianças: “elas são mais lentas para desenvolverem suas habilidades. Nota-se um atraso de quatro meses para a leitura e cinco, para a matemática, por exemplo”, explica Tânia Cavalcante, chefe da Divisão de Controle do Tabagismo da Coordenação de Prevenção e Vigilância do INCA.
A fumaça aspirada pelo não-fumante apresenta níveis oito vezes maiores de monóxido de carbono, o triplo de nicotina, e até cinqüenta vezes mais substâncias cancerígenas que a fumaça tragada. A fumaça que sai da ponta do cigarro contém, em média, três vezes mais nicotina e monóxido de carbono, e até cinqüenta vezes mais substâncias cancerígenas do que a fumaça que entra pela boca do fumante depois de passar pelo filtro do cigarro.
Pesquisas nacionais e internacionais indicam que os fumantes passivos têm um risco 23% maior de desenvolver doença cardiovascular e 30% mais chances de ter câncer de pulmão. Crianças expostas à fumaça do tabaco podem desenvolver doença cardiovascular, quando adultas, infecções respiratórias e asma brônquica. Os filhos de gestantes que fumam apresentam o dobro de chances de nascer com baixo peso e 70% de possibilidades de sofrer um aborto espontâneo; 30% podem morrer ao nascer.
Fumaça Tabagística AmbientalOs dois componentes principais da poluição tabagística ambiental (PTA) são a fumaça inalada pelo fumante, chamada de corrente primária, e a fumaça que sai da ponta do cigarro, a corrente secundária. Esta última é o principal componente da PTA, formada em 96% do tempo total da queima dos derivados do tabaco.
Algumas
substâncias, como nicotina, monóxido de carbono, amônia, benzeno, nitrosaminas e outros carcinógenos podem ser encontrados em quantidades mais elevadas na corrente secundária. Isto porque não são filtrados e também devido ao fato de que os cigarros queimam em baixa temperatura, tornando a combustão das substâncias incompleta.
Análise feita pelo INCA, em 1996, com cinco marcas de cigarros comercializados no Brasil, verificou-se níveis duas vezes maiores de alcatrão, 4,5 vezes maiores de nicotina e 3,7 vezes maiores de monóxido de carbono na fumaça que sai da ponta do cigarro em relação à fumaça exalada pelo fumante.
Os níveis de amônia na corrente secundária chegaram a ser 791 vezes superiores que na corrente primária. A amônia alcaliniza a fumaça do cigarro, contribuindo para a maior absorção de nicotina pelos fumantes, e aumentando a dependência da droga. Este também é o principal componente irritante da fumaça do tabaco.

PRAÇA DA JUVENTUDE DE PETROLINA COMEÇA A SAIR DO PAPEL


A Secretaria de Planejamento de Petrolina vai iniciar, nesta semana, a elaboração do projeto Praça da Juventude no bairro João de Deus, zona oeste da cidade. Com uma população estimada em 32 mil habitantes, o bairro é um dos mais antigos e populosos de Petrolina. A obra, orçada em R$ 2 milhões, terá recursos do Ministério dos Esportes por meio do programa Esporte e Lazer nas Cidades e é oriundo de uma emenda parlamentar do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE).* Vai levar opções de lazer à comunidade através de práticas esportivas, passeios e atividades educativas. Certamente a Praça da Juventude também deve ajudar a diminuir os índices da violência no João de Deus, que ainda preocupam as autoridades municipais. *Clik aqui a saíba as ações do deputado em seu site.http://gonzagapatriota.com/site/index.php?option=com_content&task=view&id=38&Itemid=48 Valmir Andrade.

FÃS E AMIGOS COMENTAM SUMIÇO DO COMPOSITOR BELCHIOR



Músico tem 35 anos de carreira e cerca de 50 discos lançados

De repente, amigos, parceiros e a família perguntam: onde está Belchior?
Um mistério na MPB: o que terá acontecido com Belchior, compositor e intérprete que estourou nos anos 70, foi gravado por grandes nomes como Roberto Carlos e Elis Regina e nunca deixou de receber convites para shows em todo o Brasil? A única coisa que se sabe é que ele sumiu do mapa
“Tem gente que diz que ele está na Holanda, tem gente que diz que ele está em São Paulo”, conta o fã Luiz do Monte. “Eu procurei alguns empresários que eu sei que trabalhavam com ele. *Eles disseram que nunca mais fizeram show com ele, porque não o encontram”, diz o ex-sócio e parceiro Jorge Mello.
Ao todo, são 35 anos de carreira, cerca de 50 discos lançados e uma intensa agenda de shows. Uma obra que é tema até de estudos acadêmicos. “Em 287 páginas, eu analiso toda a obra do Belchior”, afirma a professora Josy Teixeira, da Universidade Estadual do Ceará.
De repente, amigos, parceiros e a família perguntam: onde está Belchior? “Para a família, ele está sumido desde 2007, há dois anos”, afirma Leonardo Scatolini, advogado da ex-mulher de Belchior.
Para aumentar o mistério, em outubro do ano passado, um carro de Belchior foi abandonado no estacionamento do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e continua lá até hoje. *São quase R$ 18 mil em dívidas. Telegramas enviados pela administração do estacionamento foram devolvidos pelos correios.
Em Fortaleza, uma das irmãs do compositor, Ângela Belchior, diz que teve um último contato com ele há três anos. “Eu acredito que ele está fazendo um presente maravilhoso pra trazer para todos os fãs”, aposta.
Por ora, a única pessoa que pode esclarecer tantas dúvidas, o próprio Belchior, dá como resposta o silêncio e o sumiço. Valmir Andrade.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009




SENADOR JARBAS BOTA A BOCA NO TROMBONE


Em reação às declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que comparou a oposição a uma “doença que não tem cura”, o senador Jarbas Vasconcelos *(PMDB) irá à tribuna, hoje. Ele rebaterá as críticas do petista feitas na última quinta-feira, durante a inauguração de uma escola no Rio Grande do Norte. “Vou rebater essa coisa toda que ele falou”, revelou o peemedebista durante sua festa de aniversário, realizada no último sábado.O peemedebista não só pincelará a postura que considerou ofensiva para com a oposição. Ele pretende ainda mostrar que os comentários, supostamente não respaldados por critério algum, de Lula acabam atingindo os próprios aliados. Um dos afetados teria sido o governador de Pernambuco, Eduardo Campos *(PSB). Isso porque no mesmo dia em que reclamou que a oposição “fica inventando” por não ter argumentos, o presidente citou, em tom de crítica, Pernambuco, entre os Estados do Nordeste governados pela mesma família “por décadas e décadas”. Considerando-se que o socialista sucede o avô Miguel Arraes, no governo pernambucano, Jarbas deverá tocar nessa “ferida”. Apontará ainda que o petista ao elencar, além de Pernambuco, o Rio Grande do Norte e a Paraíba, nesse rol da políticas familiares acabou poupando “coincidentemente” o Maranhão, comandado tradicionalmente pela família do presidente do Senado, José Sarney *(PMDB), aliado do Governo Federal.Jarbas deverá ainda entrar no mérito do papel de Lula, como “esfacelador” do PT e cogitou até reclamar da atitude do petista de usar o termo de baixo calão “fdp” para classificar o ex-presidente da República Itamar Franco *(PSDB). Centrado na atuação do petista, ele lembrará que o presidente passou a maior parte da vida política exercendo a oposição, encontrando-se no poder há apenas oito anos.E as críticas podem acabar respingando na preferida de Lula para sua sucessão, a ministra da Casa da Civil, Dilma Rousseff *(PT). Jarbas pretende realçar as supostas “mentiras” nas quais a mesma estaria envolvida. É provável que venha à tona a questão do mestrado e doutorado anunciados pela petista em seu currículo publicado no site da Casa Civil e desmentidos pela Unicamp. A celeuma entre a ministra e a ex-secretária da Receita Federal, Lina Vieira, também deve entrar na pauta. Enquanto Lina afirma ter tido encontro sigiloso com Dilma, esta nega o ocorrido.

VEJA PESQUISA DO INSTITUTO MAURÍCIO DE NASSAU SOBRE AS ELEIÇÕES 2010 EM PE



Está publicada na “Folha de Pernambuco” desta segunda-feira uma pesquisa do Instituto Maurício de Nassau sobre a intenção de votos dos pernambucanos para a eleição do próximo ano.
Para presidente da República, Dilma (PT) tem 34%, ante 33% de José Serra (PSDB).
Para governador, Eduardo Campos (PSB) tem 51%, ante 27% do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB).
E, para senador, João Paulo (PT) em 31%, ante 24% de Marco Maciel (DEM), 9% de Sérgio Guerra (PSDB) e 8% do deputado Armando Monteiro Neto (PTB). É a situação para o deputados mais bem votado de pernambuco na última eleição não tá muito boa, pois ninguém sabe se o seu afastamento da câmara para assumir a CNI, o reconhecimento do povo pelo seu trabalho em relação ao ex-prefeito João Paulo. Muita água ainda vai rolar.

HÁ 57 ANOS MORRIA UM GRANDE ESTADISTA, AGAMENON MAGALHÃES


Esta segunda-feira marca os 57 anos da morte do ex-governador de Pernambuco, Agamenon Sérgio de Godoy Magalhães, um dos mais representativos gestores da história do Estado, também reconhecido nacionalmente. Lembrado como um grande político e administrador, o ex-governador faleceu aos 58 anos de idade, em decorrência de um enfarte fulminante, sofrido em 24 de agosto de 1952. O cientista político Hely Ferreira dimensionou bem a relevância de Agamenon para o Brasil. “Trata-se de um ‘homem integral’. Aquele tipo de político que não fica restrito apenas a seu tempo. Como um grande ator, que renasce em cada peça, ele está vivo em sua obra”, enalteceu.
De acordo com o estudioso, Agamenon Magalhães figura na categoria dos melhores governadores do Estado. “Podemos dizer que Pernambuco teve três grandes governadores: Maurício de Nassau, Agamenon Magalhães e Miguel Arraes. Eles eram conhecidos não só aqui, mas nacionalmente. Sua representatividade é tão notória, que ele dá nome a uma das maiores avenidas do Estado, a um hospital de referência, a escolas... Ele fez parte de um tempo em que as pessoas podiam se orgulhar dos seus políticos”, destacou Helly Ferreira.
Agamenon Magalhães foi governador de Pernambuco duas vezes. De 1937 a 1945, nomeado pelo então presidente Getúlio Vargas, durante o Estado Novo; e de 1951 a 1952, eleito pelo voto popular. Como gestor, ele estimulou o desenvolvimento econômico do Estado determinando a construção e pavimentação de quilômetros de estrada. Foi o ex-governador quem criou a Caixa de Crédito Mobiliário de Pernambuco, transformada depois no Bandepe, e o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep). Durante sua gestão, a capital pernambucana foi modernizada com a abertura da avenida Guararapes, construção da ponte Duarte Coelho e do parque 13 de Maio.
Agamenon Magalhães preocupou-se em melhorar a vida da população pobre. No seu governo, foram construídas milhares de casas, em substituição aos mocambos onde moravam trabalhadores de origem humilde. Naquele tempo, as conhecidas vilas populares, que funcionavam sob a responsabilidade da Liga Social contra o Mocambo, instituída em 12 de julho de 1939, espalharam-se pelo Recife, abrigando famílias de diversos segmentos de trabalhadores. O ex-governador também fundou centros operários, escolas, uma editora e instituiu seminários pedagógicos. BF.
Saíba mais clicando neste link:
www.fundaj.gov.br/notitia/servlet/newstorm.ns...





SAÚDE NO BLOG.

CÓLICA MENSTRUAL

Esse problema que afeta grande parte das mulheres é causado principalmente pelas contrações da musculatura do útero na tentativa de eliminar as secreções. As cólicas menstruais causam desconforto, irritação e fortes dores.
Ferva 1 ½ colher (sopa) de folhas frescas de alfavaca com 1 litro de água. Espere amornar, coe e adoce a gosto. Tome 1 xícara (chá) a cada 6 horas. É importante não adoçar esse chá.
Coloque 1 colher (chá) de folhas e flores secas de camomila em uma xícara (chá) vazia. Despeje água fervente até completar, tampe e abafe por 15 minutos. Coe e beba sem adoçar.

Alimentos que curam. Valmir Andrade.

ESTE BLOG FAZ SUA HOMENAGEM AOS 20 ANOS DA MORTE DE RAUL SEIXAS


Gravação inédita de '20 anos sem Raul Seixas' não justifica tanto suspense
A morte de Raul Seixas completou 20 anos na sexta-feira. Ao sair de cena, em 21 de agosto de 1989, o roqueiro entrou para a galeria de mitos da música brasileira, deixando obra irregular, mas arrebatadora em sua fase áurea (de 1973 a 1977). Como é preciso criar produtos para continuar alimentando o mito, a MZA Music põe nas lojas kit de CD e DVD, ‘20 Anos sem Raul Seixas’ .DVD É MAIS INTERESSANTEToda uma estratégia de marketing foi criada para manter o suspense em torno do chamariz do produto: ‘Gospel’, gravação inédita de Raul, finalizada pelo produtor Marco Mazzola a partir de fita demo onde o cantor registrava a música composta em 1974, com seu então fiel parceiro Paulo Coelho, para a
trilha sonora da novela ‘O Rebu’. Mazzola preservou a voz de Raul e convocou músicos como Frejat para formatar a gravação.
A rigor, foi feito muito barulho por quase nada. ‘Gospel’ apresenta a inédita
letra vetada pela censura da época, mas a música, que não é grande coisa, já tinha sido lançada no LP com a trilha de ‘O Rebu’ na voz da cantora Sônia Santos e com outro título, ‘Por que?’, criado por conta dos novos versos escritos por imposição da censura.‘20 Anos sem Raul Seixas’ também é editado na forma de CD simples, cujo repertório, com exceção de ‘Gospel’, é o mesmo do álbum ‘Documento’, lançado em 1998. É preferível investir no kit, pois o melhor atrativo do produto é o DVD que rebobina o filme ‘Raul Seixas Também É Documento’, editado originalmente em VHS no mesmo ano em que saiu o CD ‘Documento’. Dirigido por Paulo Severo, o vídeo costura trechos de shows, imagens de clipes e entrevistas para traçar breve perfil da personalidade de Raul Seixas e de sua obra já exaustivamente exumada. O ‘baú do Raul’ parece já estar vazio. Todo Brasil e outros países fizeram sua homengame ao poeta do rock Raul Seixas, que no deixou à 20 anos atrás. Acompanho Raul desde 73 quando eu tinha 7 anos ouvia as músicas Güita, Ouro de Tôlo, Sos, Medo da chuva, entre outras que tocavam aquela época, eu aperreava mamãe para ligar o rádio e só queria ouvir ele, fui crescendo e até hoje sou fã de carteirinha e tudo, tenho a coleção em Lps, Cds e em Mp3 e vários vídeos Vhs e Dvd's, sem contar a coleção de livros e poster's "que carrego comigo e que nunca vou esquecer". Raul Seixas. Valmir Andrade.




domingo, 23 de agosto de 2009

VERDEJANTE TÁ É DANADO, OLHA SÓ QUANTA ARMA, UM ARSENAL



Depois de ter sido encontrados dois corpos de identidade desconhecida, mortos na Br 232-Verdejante e uma mulher ter sido assassinada pelo marido,mais trabalho para a PM naquele município.
Nessa sexta (21), por volta das 06h00min as equipes da CIOSAC e 2ªSeção/CIOSAC, deram cumprimento aos Mandados de Busca e Apreensão, expedidos pelo Exmº Sr. Juiz de Direito da Comarca de Verdejante, na localidade Sítio Massapé, zona rural daquele município, em desfavor das residências de JOAQUIM CARLOS NETO, sendo encontrado no interior de sua casa: 01 (um) revolverTAURUS, Cal. 38, nº 1433671, 15 munições intactas, marca CBC do mesmo calibre e 15 cápsulas CBC (munições deflagradas), 01 (uma) espingarda, Cal. 28 marca CBC/651 nº 396590, 02 (duas) espingarda Tipo garruncha, s/n, e 02 (duas) espingardas Tipo retro-cargas, s/n, UBALDO JOSÉ DE OLIVEIRA FILHO, sendo encontrado no interior de sua casa: 01 (uma) espingarda, Cal. 28, CBC/651 nº 323106 e 32g (trinta e duas) gramas de sementes de maconha. Os imputados juntamente com o material apreendido foram conduzidos e entregues a Delegacia de Policia Civil de Verdejante.WS

EMPREGOS: GOVERNO LEVA PARA TIMBAÚBA FÁBRICA DE R$ 57 MILHÕES




O Polo Petroquímico de Suape ainda nem está pronto, mas já gera empregos e renda no interior do Estado. Nesta quinta-feira (21/08), o governador Eduardo Campos foi à Timbaúba para assinar o protocolo de intenções para a instalação da Unimetal na cidade da Mata Norte pernambucana. A empresa paulista vai produzir fios de poliéster que serão utilizados em diversos setores.
“Timbaúba está recebendo o maior presente da sua história e tenho certeza que não vai parar por aí”, saudou o prefeito, Marinaldo Rosendo.
As obras de construção da unidade devem começar em dois meses. Esta será a oitava unidade da Unimetal no Brasil. Terá uma área de 10 hectares, localizada às margens da BR-408. Mais que os R$ 57 milhões em investimentos e 1.200 empregos gerados, significa uma melhoria na economia de toda a Mata Norte, como explicou o governador Eduardo Campos.
“O difícil é trazer a primeira empresa. Depois, vai ficando muito mais fácil. Vi isso em Vitória com a chegada da Sadia, que já impulsionou a Kraft Foods (fabricante dos chocolates Lacta e de bebidas em pó como o Tang) a se instalar lá também. Tenho certeza de que hoje é a Unimetal, mas que vou ver outras empresas vindo aqui para Mata Norte, para Timbaúba”, asseverou.
A Unimetal vai fabricar fios de poliéster que serão utilizados nos mais variados segmentos. Do automotivo (cintos de segurança e produção de pneus), à exploração e produção de petróleo (cordas, cabos para amarração de plataformas), passando pelas indústrias naval (cordas e cabos para estaleiros e amarração de navios), de transporte (tecidos para proteção de mercadorias), segurança (cordas, cabos e mangueiras de incêndios) e também em gráficas (confecção de banners e tecidos plastificados).
O secretário do Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho, afirmou que a chegada da empresa representa “a retomada da indústria têxtil em Pernambuco que se dá no interior do Estado por decisão política do Governo”.
Animado com a nova fábrica estava o técnico em mecânica José Ewerton Ferreira, 20. Atualmente desempregado, ele espera “uma oportunidade como esta desde que terminou o ensino médio. “Estou feliz, é uma chance única”, disse o jovem, que vai tentar uma das vagas na Unimetal.
Qualificação – Eduardo Campos aproveitou a passagem pelo município para visitar as obras da Escola Técnica de Timbaúba, que está sendo construída graças a um investimento de R$ 4, 3 milhões feito pelo Governo do Estado. O prédio ficará pronto em dezembro e as aulas iniciadas em fevereiro. A previsão é que 1.050 alunos estudem na Escola. “Estamos fazendo uma pesquisa de demanda na região para sabermos quais os cursos que devem oferecer”, explicou o secretário de Educação Danilo Cabral.
Ger. de Documentação e Divulgação - SEI

GOVERNO RETOMA CONSTRUÇÃO DE VIADUTOS NO COMPLEXO DE SALGADINHO



O governador Eduardo Campos assinou nesta quinta-feira (20/08), a ordem de serviço para a retomada das obras de paisagismo e de construção dos dois viadutos que irão passar por cima do girador do Complexo de Salgadinho, na PE-15, em Olinda/PE. O Complexo é a principal ligação entre os municípios de Recife, Olinda e Paulista, por onde circulam cerca de 40 mil carros/dia. O Governo do Estado vai investir pouco mais de R$ 32 milhões e as obras terão início nesta sexta-feira. A empresa responsável é a Construtora A.Gaspar S/A que terá 18 meses para deixar tudo pronto.
Durante a solenidade que marcou o reinício dos trabalhos, o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros frisou que essa é uma reivindicação antiga da população olindense: “Em Olinda, fala-se desses viadutos desde a década de 70. Então, faz quase 40 anos que essa obra se faz necessária, não só para Olinda, mas para toda a Região Metropolitana Norte”.
Eduardo preferiu salientar as mudanças que a obra vai provocar no dia-a-dia dos pernambucanos: “As pessoas hoje esperam horas por conta desse gargalo que temos no final da PE-15 e no início da Agamenon Magalhães. Com o viaduto passando por cima do girador, o trajeto do Recife para Olinda será bem mais rápido”, disse o governador.
Ele afirmou também que o aumento da mobilidade urbana na RMR foi compromisso assumido ainda na campanha eleitoral. Por isso, o Governo do Estado elaborou um novo Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU). “O último que encontramos datava de 1982”, lembrou, para depois frisar que as obras da Pan Nordestina fazem parte do Corredor Norte-Sul. Um projeto ousado, com 54 km de extensão que ligará Itamaracá a Cajueiro Seco, no final de Jaboatão.
O governador ainda anunciou uma outra intervenção importante para os olindenses: a reforma da Avenida Presidente Kennedy: “Até o Carnaval do ano que vem, o Estado vai ajudar a prefeitura a entregar uma nova Presidente Kennedy toda recapeada, com novas paradas de ônibus e com toda a sua iluminação reparada. Também vamos fazer quatro ruas de acesso ao Binário”, garantiu Eduardo.
COMO FOI – As obras da Pan Nordestina haviam sido paralisadas no ano passado, por conta de uma intervenção do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que pediu a redução de 1,5 metro na altura dos dois viadutos. O IPHAN alegou que o projeto original prejudicaria a visão do Sítio Histórico, fazendo com que o projeto fosse redesenhado. Os viadutos, antes com 9,5 metros em relação ao solo, terão agora 8 metros de altura e 860 metros de extensão. As cabeceiras do acesso viário também foram prolongadas em 70 metros cada. As duas pistas já estarão preparadas para receber Veículos Leves sobre Trilhos ou pneus. Tudo isso gerou alterações no valor do projeto e, consequentemente, uma nova licitação.
Ger. de Documentação e Divulgação - SEI

DEPUTADO GONZAGA PATRIOTA, GARANTE; HOMENS PODERÃO TER ESTATUTO



Homens poderão ter Estatuto
Brasília – A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara recebeu na terça-feira (18), o Projeto de Lei 5685/09 de autoria do Deputado Gonzaga Patriota (PSB/PE), que cria o Estatuto de Saúde, Segurança Doméstica e Familiar do Homem. O projeto determina que o poder público fica responsável pelas ações de prevenção, recuperação e reabilitação da saúde integral do homem e trata como crime todo ato que cause dano físico, moral, psicológico ou patrimonial ao sexo masculino.
O projeto classifica a violência doméstica contra os homens como violação dos direitos humanos e estabelece detenção de três meses a três anos caso se constate qualquer tipo de violência.
De acordo com o projeto, as secretarias de Saúde ficam obrigadas a manter um banco de dados com informações atualizadas anualmente acerca das principais doenças que acometem os homens. Também fica estabelecido que o poder público deverá realizar campanhas de prevenção sobre os agravos masculinos, “inclusive para desfazer o mito da invulnerabilidade masculina, responsável pela pequena utilização, pelos homens, dos serviços de saúde”. A realização regular do exame de próstata acima dos 45 anos, tratamento de impotência com acompanhamento psicológico e fornecimento gratuito de medicamentos referentes ao tratamento, bem como intervenções cirúrgicas quando necessário e tratamento de ejaculação precoce são apontados, no projeto, como "direitos inalienáveis do sexo masculino".
Mulheres x Homens
Dados do Ministério da Saúde revelam que, em 2007, as mulheres se submeteram a 17 milhões de consultas preventivas, enquanto 2,7 milhões de homens procuraram os médicos para exames regulares, no mesmo período.
O Deputado Gonzaga Patriota argumenta que as transformações ocorridas na sociedade nos últimos 150 anos abriram um espaço legítimo para os direitos femininos, mas o sexo masculino continua carregando o peso da invulnerabilidade. “É como se todos dissessem, subliminarmente, que os homens não ficam doentes, não têm tristeza e não precisam de auxílio do estado por serem fortes e imbatíveis”.
De acordo com o socialista, a “visão de super-homem” que o sexo masculino possui sobre si mesmo o impede de ser mais cauteloso no trânsito, no consumo de álcool e tabaco e no uso de armas brancas e de fogo, que entre eles atinge proporções muito superiores à verificada entre as mulheres. “Mudar a cultura do homem sobre os cuidados consigo é o grande desafio a ser enfrentado neste início de século”, resumiu Patriota.
O PL 5685/09 vai ao encontro da Política Nacional de Promoção e Atenção à Saúde do Homem, desenvolvida pelo Ministério da Saúde. A matéria aguarda inclusão na pauta da Comissão de Seguridade Social e Família. Depois segue para as Comissões de Finanças e Tributação e Constituição, Justiça e Cidadania.